Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Grupo de dança de MS se destaca em festival nacional de cultura gaúcha

  O resultado foi considerado um grande sucesso, já que os jovens ficaram atrás somente dos grupos do Paraná, Santa Catarina e Rio Gran...

 
O resultado foi considerado um grande sucesso, já que os jovens ficaram atrás somente dos grupos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A equipe de dança do CTG Tropeiro Velho, localizado no município de Rio Brilhante, conquistou a quarta colocação geral na 14ª edição do Fenart – Festival Nacional de Arte e Tradição, realizada no inicio do mês, em Santa Catarina.  O resultado foi considerado um grande sucesso, já que os jovens ficaram atrás somente dos grupos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estado que cultivam mais intensamente a cultura gaúcha.

Tudo começou em dezembro do ano passado, quando os representantes solicitaram ajuda do Sindicato Rural e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e participaram do Preparo e Utilização do Couro Bovino. Com os conhecimentos adquiridos, os 28 dançarinos puderam confeccionar diversos adereços de couro, que compõem a indumentária de apresentação, como por exemplo: botas, guaiacas, barbicachos, bainhas de faca e tiras de couro.

Para o professor de dança e coreógrafo da equipe adulta do CTG, Saulo Renato Ferreira do Rego, o curso foi essencial já que possibilitou a utilização do couro bovino na confecção da indumentária. “O apoio das instituições na parte econômica foi importante, porém, mais gratificante ainda foi termos a oportunidade de criar com nossas próprias mãos os acessórios utilizados no concurso”, ressaltou.

Na avaliação do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Mello, o apoio oferecido ao grupo estimulou nos participantes a valorização da cultura e da tradição cultivada pelas famílias sulistas. “Nós que praticamos a cultura sulista sabemos que nossas raízes vêm do campo, da área rural. No entanto, não basta apenas afirmar que é gaúcho, mas é importante manter as tradições e ter orgulho de seus antepassados”, considerou.

O grupo de Rio Brilhante já tinha sido premiado em 2014, no Fegams – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha e por isso representou o Estado no evento nacional. “Nos sentimos vencedores, já que perdemos apenas para estados com muito mais tradição. Agora é voltar aos ensaios e nos preparar para o Fegams deste ano”, alegou o professor Saulo.

O superintendente regional, Rogério Beretta aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe de supervisores, instrutores e mobilizadores que estiveram envolvidos na realização da capacitação. “A missão do Senar é levar educação, informação e geração de renda. Nossa equipe teve a sensibilidade de oferecer uma oportunidade de qualificação para um grupo que cultiva a tradição, que também faz parte da vida do homem do campo”, pontuou.

Foto: Famasul
Texto: Famasul
Fonte: Portal a Crítica de Campo Grande-MS

Nenhum comentário