Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CTGs encerram Semana Farroupilha com programação diferenciada em Pato Branco

Comemorando a Semana Farroupilha, a semana que passou foi de festa e de muitas lembranças aos tempos passados, para os gaúchos de Pato Bran...

Comemorando a Semana Farroupilha, a semana que passou foi de festa e de muitas lembranças aos tempos passados, para os gaúchos de Pato Branco. Várias atividades em comemoração ao momento especial de culto às tradições de um povo que sobreviveu a uma “injusta guerra”, marcaram as programações dos CTGs Tarca Nativista e Carreteando a Saudade.  Neste final de semana, ambos os centros de tradições gaúchas finalizaram os festejos, cada um a sua forma, sempre com muito respeito à cultura gaúcha.

Gastronomia

Conforme o patrão do CTG Tarca Nativista, Antonio Fernandes Coldebella, que a programação em comemoração a Semana Farroupilha deles iniciou ainda no sábado passado, quando eles montaram uma arena de shows na propriedade do CTG e durante toda a semana realizaram apresentações de danças tradicionais gaúchas, prosas, poesias, contos de causos, gaita, violão, chula, dança de salão, entre outras. Além é claro, das tradicionais rodas de chimarrão e uma programação gastronômica especial alusiva à Semana.
Segundo Coldebella, a entidade deu início à programação com uma cavalgada no sábado (13), que saiu da praça Presidente Vargas levando a chama crioula até o CTG, onde posteriormente foi realizada uma missa crioula, com jantar arroz de galpão e show de um grupo nativista. No domingo (14), foi realizado churrasco padrão, com tertúlias. Na segunda-feira (15), todas as invernadas se reuniram e foram servidos lanches diversos. Na terça-feira (16), a programação seguiu a mesma de segunda-feira e na quarta-feira (17) foi servida macarronada com galeto a cargo da invernada mirim A e tertúlias. Na quinta (18), a invernada mirim B promoveu a venda de lanches diversos e tertúlias.

Novidade

Uma das novidades da programação gastronômica aconteceu na sexta-feira (19), quando o CTG serviu o jantar Boi no Rolete. De acordo com o patrão, eles contrataram um pessoal especializado de Marechal Candido Rodon, que assou dois bois, cada um com 250 quilos. “Os bois foram temperados no frigorífico, às 5h da amanhã, depois foram trazidos para o CTG e às 7h foram para os fornos para assar, eles foram servidos próximo das 20h30”, contou Coldebella. Mais de 800 pessoas apreciaram a iguaria, que foi servida pelo CTG Tarca Nativista pela primeira vez.
A programação continuou no sábado (20) com o feijão tropeiro, a cargo da Invernada Adulta e no domingo (21), o CTG encerrou a Semana Farroupilha com costelão no chão, que foi servido em kits para 25 pessoas pela invernada veterana.
Para o patrão, essa foi uma das melhores programações já organizada em comemoração a Semana Farroupilha. De acordo com ele, todas as invernadas estão de parabéns pelo empenho e pelo sucesso de público que participou dos eventos. “Todas as noites tivemos 600, 700 pessoas nos nossos eventos, o que foi inesperado, eu como patrão não esperava, foi muito gratificante ver as pessoas colaborando, apreciando a nossa programação”, relatou.
 
Mateada Rosa

O CTG Carreteando a Saudade também passou a semana envolvido na programação da Semana Farroupilha. De acordo com a diretora artística, Eroni Marcia Tiegs da Silva, os integrantes das invernadas passaram nas escolas de Pato Branco, fazendo apresentações de danças e divulgando a cultura gaúcha. No sábado (20), a partir das 10h até às 16h eles realizaram em parceria com o Grupo de Apoio a Mama (Gama), a primeira Mateada Rosa. O evento foi na praça Presidente Vargas e contou com várias apresentações de dança de salão, canto, chula, declamações  e claro,  muita  roda de chimarrão.
“Estes momentos servem para comemoramos a cultura gaúcha. Apesar de estarmos fora do Rio Grande do Sul e lá as festas são maiores, para lembrar a guerra e toda a história do gaúcho, aqui nós também aproveitamos para comemorar, para mostrar a nossa cultura e como funciona o CTG”, contou Eroni.

2ª Copa de Laço

Coincidindo com a Semana Farroupilha, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná, realizou neste final de semana a 2ª edição da Copa de Laço: Crioulos do Sudoeste. O evento reuniu mais de 150 cavaleiros, durante o sábado e domingo, no Parque de Exposições de Pato Branco.
De acordo com o presidente do Núcleo, Paulo Fortes, a Copa surgiu da iniciativa de 13 cabanhas da região, que criam cavalos crioulos, os quais competiram na Copa.
As provas de tiro de laço foram divididas entre as categorias: laço individual, modalidade força (A) 9 e 10 armadas, força (B) 7 e 8 armadas e força (C) 6 armadas, categoria duplão, crioulaço e laço marca. Além das provas, foi realizado o leilão de cavalos crioulos, sendo que os animais adquiridos no leilão estão habilitados a concorrerem este ano e nos próximos 4 anos, a uma moto 0km ou R$ 5 mil em rodada exclusiva.
A realização da Copa de Laço contou com a parceria da prefeitura de Pato Branco, a Câmara de Vereadores e a Sociedade Rural de Pato Branco. Ao todo, foram distribuídos em prêmios aos vencedores das categorias mais de R$ 12 mil.


Fonte: Diário do Sudoeste

Nenhum comentário