Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tema dos Festejos Farroupilhas celebra mistura de culturas no RS

Música de Elton Saldanha foi lembrada na temática dos festejos (Foto: Divulgação/Elton Saldanha) Apesar de centralizada na figura do ga...

Música de Elton Saldanha foi lembrada na temática dos festejos (Foto: Divulgação/Elton Saldanha)


Apesar de centralizada na figura do gaúcho de chapéu, lenço no pescoço e bombacha, a cultura do Rio Grande do Sul é rica na mistura. Diferentes imigrantes colonizaram o estado, miscigenando povos e diferenciando regiões até mesmo pelos sotaques. O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano, “Eu Sou do Sul”, foi pensado a partir dessas caracterísicas, e inspirado na música homônima de Elton Saldanha.

 O tema é escolhido todos os anos no congresso do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Idealizado pela diretora do departamento de curso e formação da entidade, Odila Paesi Savaris, norteará as atividades que ocorrerão durante a Semana Farroupilha em municípios e escolas.

"Pensei em alguma coisa que poderia trabalhar a origem, a regionalidade, a lição do dia a dia. O Rio Grande do Sul tem essa peculiaridade, cada região tem a sua forma e sotaque”, explicou Odila ao G1.

Com o tema, cada região do estado poderá se apropriar da sua própria cultura para mostrar o que é “ser do Sul”. “Por exemplo, a colonização da Região dos Vales é alemã, a fronteiriça é mais espanhola, a da Serra é italiana. Temos que apresentar essa mescla”, pontuou Odila.

A escolha do tema, assim como a letra composta por Elton Saldanha em 1991, traduz o objetivo da pedagoga. “A Serra te dá o vinho, o litoral te dá carinho. E o Guaíba te dá um pôr do sol lá na capital”, escreveu o músico em um dos trechos. Segundo o artista, a proposta era que as palavras dessem um efeito visual à música.

“A letra, a música e os arranjos instrumentais foram de minha autoria”, explicou Saldanha (escute a música no vídeo). “A inspiração foi a partir de um cartão-postal, pois eu vi um cartão mostrando coisas do Sul, com imagens e frases a respeito da nossa cultura e escrevi algo simples: 'eu sou do Sul, é só olhar e ver'. A ideia era escrever tópicos que relacionassem a nossa cultura com frases visuais: a gente lida com o gado, a minha gente veio da guerra”, completou.

Apontada também como tema oficial da Semana Farroupilha, Elton diz se sentir honrado pela homenagem. “É algo que realiza e consagra quem tem esse privilégio. Sou muito agradecido e tenho o compromisso de dar um retorno a todos aqueles que apoiam nossa música e que cantam com a gente”, salientou o artista.

Fonte: Portal Rio Grande do Sul junto ao G1

Nenhum comentário