Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Após Copa, MTG quer transformar Acampamento em atração turística

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre está aberto desde a Copa do Mundo (Foto: Guilherme Pontes/G1) Com expectativa de receber 1 milh...

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre está aberto desde a Copa do Mundo (Foto: Guilherme Pontes/G1)

Com expectativa de receber 1 milhão de pessoas, o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre foi aberto para a montagem dos piquetes no sábado (16), mas a programação oficial começa no dia 7 de setembro. Apesar de ter continuado a funcionar durante os finais de semana desde a edição extraordinária na Copa, mais 300 piquetes serão instalados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho nas próximas semanas, somados aos 76 que já estavam no local desde o Mundial, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

 Em 2013, com parceria da prefeitura municipal, o projeto Turismo de Galpão foi lançado e cadastrou os acampados para atuar e realizar cursos voltados aos visitantes durante a Copa em Porto Alegre. Agora, com um legado de aprendizado junto aos estrangeiros, o MTG quer ir além e transformar, pouco a pouco, o espaço em um atrativo para o município. A estimativa é que 150 mil pessoas tenham passado pelo local em junho e julho deste ano.

“Esse acampamento começou como uma festa de gaúcho para gaúcho e se manteve assim por um largo tempo. A partir de 2003, iniciamos um trabalho lento e tímido de atender turismo e de transformar o evento em atração turística para Porto Alegre. A partir do ano passado nós profissionalizamos esse atendimento”, disse ao G1 o presidente do MTG, Manoelito Savaris.

Apesar da vontade de mudança, o evento com cunho festivo, cultural e turístico, no entanto, sofre uma perda neste ano. O desfile temático, que ocorre sempre no dia 19 de setembro, não será realizado. Os croquis das alegorias criados com o tema “Sou do Sul”, norteador dos Festejos Farroupilhas de 2014, foram desenhados, mas não há verba para tirar os desenhos do papel. No dia 20 de setembro, no entanto, o MTG garante que as invernadas e os grupos de dança se unirão aos milhares de cavaleiros no desfile tradicional.

“Normalmente é um sucesso de público, só que tem custo. Se a gente não consegue o recurso, tem que ser humilde o suficiente para que possa retomar o caminho no ano que vem”, completou Savaris.

 Profissionalismo
Desde o ano passado, o Acampamento Farroupilha busca se adequar a normas impostas pelo Corpo de Bombeiros. Um novo treinamento dos acampados será realizado antes da abertura oficial do parque para formar a Brigada de Incêndio. Da mesma forma, 20 piquetes que não se inscreveram neste ano não foram substituídos por outros interessados.

“O acampamento adquiriu um formato e um tamanho que entendemos como o formato ideal", explicou o presidente do MTG.

Entre cada casa construída no local, a regra de um metro de distância está sendo atendida. O objetivo, conforme o MTG, é conseguir chegar aos dois metros entre paredes. Na programação, haverá Ciranda Escolar, atividades campeiras, a partir de um rodeio, manifestações artísticas, como festivais de música, dança e shows.

“Em 99 iniciamos um processo de qualificação do evento. Queremos mudança, sair de um acampamento normal para um acampamento profissional. Já incluímos os projetos obrigatórios [cada piquete deve oferecer uma atividade cultural] e hoje, na questão do turismo, temos em torno de 30% que acham que é bom e se colocam à disposição. Mas, em cinco anos, vamos aumentar a porcentagem a favor. Isso é uma construção”, finalizou o presidente do MTG.

Fonte: Portal Rio Grande do Sul junto ao G1

Nenhum comentário