Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Fábrica de Acordeon Borsini

 Há quatro gerações da família Borsini tem vindo a construir os melhores acordeões em Castelfidardo, Itália desde 1922. Há 91 anos, a fá...


 Há quatro gerações da família Borsini tem vindo a construir os melhores acordeões em Castelfidardo, Itália desde 1922. Há 91 anos, a fábrica Borsini tem sido focada em construir o melhor acordeão para os músicos. Embora a fábrica é carregada com experiência de construção de acordeão, a única coisa que faz Borsini o acordeão TOP no mundo é a filosofia e a paixão por trás da construção do instrumento.

Vincenzo é o mais velho dos três irmãos Borsini restantes. Todos os dias ele está trabalhando na fábrica e supervisionando a produção dos acordeões. Vincenzo é um afinador extremamente habilidoso, e ele toca cada palheta que passa pela fábrica.

Em 1950, Vincenzo se mudou para os EUA, a fim de trabalhar como um técnico de um dos maiores importadores de acordeão na Costa Oeste. Após oito meses foi trabalhar na fábrica Excelsior, que era de propriedade de seu tio Egisto Pancotti. Durante seu tempo em Nova York, Vincenzo foi familiarizado com muitos acordeonistas mundiais famosos da época, como Gallarini, Russ Messina, Carmen Carozza, John Molinari, Dick Contino, e Frank Gaviani.

Depois de adquirir uma grande riqueza de conhecimento e experiência nos EUA, Vincenzo retornou à Itália em 1957 para trabalhar com sua família. Isto, obviamente, contribuiu para o “aumento de negócios" de quando a fábrica estava exportando 6.000 acordeões por ano. Os bons tempos para Borsini continuou até 1963, quando a popularidade da guitarra causou uma recessão mundial em vendas de acordeon.

Em 1964, Vincenzo retornou para os EUA a fim de trabalhar com José Romagnoli, o proprietário do ítalo-americano acordeão Company em Chicago. Ali estava ele fazendo,  afinação e manutenção de acordeon, para as famosas lojas americanas de departamentos Montgomery Wards. E  Foi nessa época que Vincenzo tornou-se um amigo pessoal de Leon Sachs e Tony Dannon que levou Vincenzo a desenvolver um som jazz real no acordeon. Tony Dannon foi o fundador e diretor da Escola de Acordeon Modern of Champions e ele ensinou pessoalmente o grande Peter Soave utilizando acordeões produzidos e afinados por Vincenzo Borsini.

Durante a década de 1990, Vincenzo continuou a melhorar o acordeão, contando com a colaboração de muitos professores acordeon, principalmente Lech Puchnowsky, e o acordeonista finlandês Mikko Luoma que foi um dos melhores alunos de Hugo Noth. A fábrica Borsini percebeu que os músicos estavam procurando acordeões mais leves e mais compactos e assim os modelos de Viena nasceu. Estes acordeões eram muito mais leves do que os modelos anteriores, mantendo a qualidade final e som. Isso fez com que Borsini a primeira empresa em 20 anos á desenvolver uma nova linha de modelos leves.

Pois agora os acordeões da marca Borsini podem ser adquiridos aqui no Rio Grande do Sul.

É só fazer o contato pelo fone (54) 8146-06-28 ou

www.borsiniitalobrasileiro.com.br

bira@borsiniitalobrasileiro.com.br

com o meu amigo Bira.



Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário