Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Avaliação da Semana Farroupilha

Durante os 10 dias da Semana Farroupilha de Caxias do Sul, eu caminhei pelos pavilhões e acampamentos, conversei com visitantes e organizaç...

Durante os 10 dias da Semana Farroupilha de Caxias do Sul, eu caminhei pelos pavilhões e acampamentos, conversei com visitantes e organização, e também observei a infraestrutura e programação do local. Resultado: deu para traçar os aspectos positivos e negativos dessa festa que atraiu mais de 300 mil pessoas para o Parque da Festa da Uva.

Eu abordei o assunto em uma matéria desta segunda do Jornal Pioneiro, mas coloco aqui outras questões que dão continuidade ao tema.

Um deles é sobre o estacionamento, que causou transtornos nos dias de maior movimento. Muitos veículos cadastrados não conseguiram estacionar no acampamento campeiro devido a liberação de carros sem identificação, que ocuparam todo o espaço.

Os próprios acampamentos, aliás, também têm seus méritos e suas falhas: enquanto alguns chamavam a atenção pelo capricho, outros chamavam pela sujeira com que deixavam o lugar a sua volta. Alguns ainda desrespeitaram a proibição de som alto depois das 23h.

Daqueles merecedores de elogios, destaco os que decoraram seus espaços com peças e artigos campeiros, bem como animais típicos da região empalhados. Foi bonito ver a empolgação com a valorização daquilo que é nosso: o antigo ferro em brasa, o fogo de chão, o cuidado com a indumentária.




 
Com relação a programação, é inegável a qualidade dos shows, ainda que nomes como Luiz Marenco e César Oliveira e Rogério Melo ficassem de fora (músicos com grande número de fãs em Caxias). Tivemos Joca Martins, Walther Morais, Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Mano Lima. Ainda que a programação com artistas locais seja detentora de qualidade, faltou valorizar esses nomes no próprio panfleto da programação. Por exemplo: no domingo à tarde, uma apresentação de trova chamou a atenção do público, mas não constava na programação que era distribuída.

Das provas campeiras, não se pode deixar de falar da cancha de laço: com três dias de chuva, a cancha coberta, bem iluminada e com boa infraestrutura, foi importante para a continuidade da programação e a permanência do público durante as provas. A mesma chuva, aliás, foi a responsável pelo cancelamento de dois Desfiles Temáticos, que vinham sendo planejado há meses e que tiveram investimento de R$50 mil.


A foto do acampamento é de Diogo Sallaberry e a da cancha de Jonas Ramos.

Postado por Manuela_Teixeira
Fonte: Blog "De Galpão" - ClicRBS

Nenhum comentário