Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Assim, ZH, é pra chorar de molhar o chão! Por Léo Ribeiro

Quanta ilusão... Quando a gente pensava que, após um mês intenso de Festejos Farroupilhas com o orgulho gaúcho aflorando, nossa imprensa...


Quanta ilusão... Quando a gente pensava que, após um mês intenso de Festejos Farroupilhas com o orgulho gaúcho aflorando, nossa imprensa escrita começaria a abrir algum espaço para a nossa cultura regional, a ZH, em seu Segundo Caderno, á moda "Dinho" (grande centro médio do glorioso Grêmio), vem com os dois pés por cima da bola e comete um pênalti.

Estou me referindo á reportagem sobre o prêmio Grammy Latino. Para que todos entendam, reproduzimos na íntegra a matéria editada pelo jornal do qual sou assinante há longos anos e periódico que, ao lado do Diário Gaúcho, ainda se pode esperar alguma coisa em relação a divulgação de nossas tradições:

"O cantor baiano Caetano Veloso (foto) recebeu quatro indicações ao Grammy Latino, anunciou a Academia Latina da Gravação. O baiano concorre aos principais prêmios: Melhor Gravação e Canção do Ano, com Um Abraçaço, e Melhor Álbum de Compositor e Arte de Encarte por Abraçaço, seu mais recente trabalho, lançado em 2012.  Na categoria Melhor Canção Brasileira, Caetano disputa, com Bangalô, o prêmio com nomes como Gilberto Gil, Biquíni Cavadão, Arlindo Cruz, Bruna & Keyla e Roberto Carlos.

Marcado para o dia 21 de novembro, em Los Angeles, o Grammy Latino ainda tem como indicada a humorista e cantora Clarice Falcão, do canal de vídeos Porta dos Fundos, que concorre ao prêmio Revelação. Brasileiros como Michel Teló, Victor & Leo e Jorge e Mateus também estão na disputa da premiação."

Tudo muito bonito, bem colocado, justo e perfeito, a não ser o cometimento do grave pecado da omissão, ou melhor (ou pior), da falta de valorização da nossa cultura.

Nada contra os nomes relacionados acima, afinal são artistas nacionais que dispensam comentários, mas porque não dizer, num mesmo espaço e com destaque semelhante, que um dos melhores conjuntos regionalistas do Estado, Os Serranos, com o CD "Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos Vol. 3" e César Oliveira & Rogério Melo, dupla que arrasta multidões de jovens tradicionalistas a cada show, com seu CD "Era Assim Naquele Tempo...!" concorrem ao MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA BRASILEIRA DE RAIZ no mesmo evento?

Olha, pessoal. Por vezes dá vontade de largar tudo!

A gente nada de pala contra a corrente, corre de tamanco em terra lavrada, peleia só com o cabo da faca, é taxado de ranzinza, nos viram o rosto, compramos briga alheia, e não vemos a coisa fluir...

A verdade é que, se nós mesmos não nos valorizamos, como podemos esperar que, acima do Rio Mampituba, nos olhem com respeito?


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário