Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Paulinho Pires é homenageado do Acampamento da capital

Romantismo e meio-ambiente são os temas preferidos deste compositor que busca lembranças da infância de menino na beira dos rios e açudes. ...

Romantismo e meio-ambiente são os temas preferidos deste compositor que busca lembranças da infância de menino na beira dos rios e açudes. Assim pode ser definido Paulinho Pires, poeta, compositor, instrumentista, intérprete e autor de centenas de canções com temáticas regionais .Destaca-se também como um exímio instrumentista de serrote e tem um CD gravado, “Paulinho Pires, Versos e Cantigas”.

Uma de suas músicas mais conhecidas, “Súplica do Rio”, apresentada na 8ª Califórnia da Canção, é considerado “o primeiro grito ecológico” dos festivais gaúchos. Mais de 60 anos de música, e um fã da noite porto-alegrense. Paulinho ia par ao Mercado Público de Porto Alegre para ver Lupicínio Rodrigues, quem chamava carinhosamente de “Negrinho da Ilhota”.

Como todo ano, o Acampamento Farroupilha da capital homenageia uma figura ilustre, que divide o palco com o patrono estadual, este ano, Gildinho, dos Monarcas. Paulinho Pires estará lado a lado com Nesio Correa (Gildinho), no acendimento da Chama Crioula dia 07 de setembro.


Aprovada programação dos festejos farroupilhas
A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas reuniu-se nesta quarta-feira, 31, e aprovou a programação dos festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul, incluindo algumas atividades em Porto Alegre.
O trajeto que a chama crioula percorrerá na capital será praticamente o mesmo que todos os anos. O roteiro inicia no dia 7 de setembro, às 17h, quando a centelha da Chama - oriunda de General Câmara e instalada na sede da primeira Região Tradicionalista, no bairro Tristeza – percorre as ruas da Capital e se junta com a centelha retirada da Pira da Pátria, localizada no Monumento ao Expedicionário, se deslocando até a Rótula das Cuias, próximo a entrada do Parque da Harmonia e se fundem. Em seguida, a Chama Crioula ingressa no Parque, onde fica acessa até o dia 20 de setembro.
No dia 14, às 10h, será realizado o acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini. Logo após, a Chama segue para a Assembleia Legislativa, Prefeitura de Porto Alegre, QG da Brigada Militar, Monumento Bento Gonçalves e Monumento da Maçonaria.

Programação do acendimento da Chama Crioula
17/08 – 9h – General Câmara - Cerimônia de distribuição da Chama para as delegações e lançamento da Semana Farroupilha
17/08 até 13/09 – Cavalgada de entrega da centelha crioula em todos os municípios gaúchos

Programação em General Câmara
16/08 - 20h – Palestra A vida e a obra de um Monarca – Nésio Correa (Gildinho), patrono da Semana Farroupilha
17/08 - 9h - General Câmara - Cerimônia de distribuição da Chama para as delegações
            13h às 16h - II Seminário Estadual da Juventude Gaúcha
    16h – Passeio Cultural por Santo Amaro do Sul
18/08 – Encerramento e despedidas

Programação em Porto Alegre
17 /08 – Abertura do Parque Harmonia para a montagem dos galpões
07/09 - 17h – Retirada da centelha da Pira da Pátria
 - 18h –  Abertura oficial com o acendimento da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha.
14/09 - 10h - Abertura oficial com o acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini.
Logo após, a Chama segue para a Assembleia Legislativa, Prefeitura de Porto Alegre, QG da Brigada Militar, Monumento Bento Gonçalves e Monumento da Maçonaria.
19/09 – 21h - Desfile temático – av. Edvaldo Pereira Paiva
20/09 – 8h30min – Desfile tradicional – av. Edvaldo Pereira Paiva
17h – Palácio Piratini - Extinção da Chama Crioula. Logo após, a extinção segue na Assembleia Legislativa, Prefeitura de Porto Alegre, QG da Brigada Militar, Monumento Bento Gonçalves e Monumento da Maçonaria.


Colaboração: Rogério Bastos
Assessor de Imprensa do MTG

Nenhum comentário