Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cultura e tradição gaúcha na Quinta da Estância

Histórias e muita diversão são as receitas principais para o grande caldeirão que reúne a cultura gaúcha na Fazenda.  ... Tosquia”, “Erva...

Histórias e muita diversão são as receitas principais para o grande caldeirão que reúne a cultura gaúcha na Fazenda.  ...

Tosquia”, “Erva-mate” e “Cavalo e Montaria” são apenas algumas das oficinas que a Quinta da Estância preparou para comemorar a Revolução Farroupilha. Durante todo o mês de setembro, as pessoas poderão participar de um programa montado para reviver a história gaudéria, valorizando todos os passos da cultura gaúcha. “A estrutura que preparamos todos os anos é de ensino prático, onde os estudantes têm a oportunidade única de conhecer mais sobre a nossa história e também participar de oficinas, onde são demonstradas diversas atividades relacionadas com o Rio Grande”, explica Rafael Goelzer, diretor da Fazenda. Os alunos também poderão conhecer as botas de garrão cru, boleadeiras e a evolução da indumentária gaúcha e nossas ligações e aprendizados com os povos indígenas. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3485.1740 ou pelo email atendimento@quintadaestancia.com.br A Fazenda está localizada a apenas 28 km de Porto Alegre, na cidade de Viamão.

Conheça algumas das oficinas que fazem parte do Programa Revolução Farroupilha na Fazenda:
Erva-Mate: Os estudantes têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de preparo da erva-mate desde a folha no galho da Planta de Erva Mate, até a secagem das folhas, separação, seleção e posterior moenda das folhas já secas, tanto pelo sistema de pilão quando o sistema elétrico utilizado pelas Ervateiras do Estado, além da história sobre a utilização do chimarrão no cotidiano gaudério.
Cuia: Observação e aprendizagem de todo o processo de confecção da cuia, desde o porongo cru, até sua secagem, corte, limpeza, ornamentação e curtimento para o uso.
Tosquia: A importância da lã na vida do gaúcho. Todo o processo de preparo da lã, desde a tosquia que é realizada junto aos alunos, até a separação e limpeza dos fios da lã para confecção de roupas e outros objetos utilizados na vida gaúcha.
Cavalo e Montaria: As diferentes funções e papel decisivo do cavalo na vida dos gaúchos. Maneira adequada para se montar em um cavalo, formas de controle de direção e velocidade.
Roda de Contos e Lendas: Oficina onde os alunos sentam-se em uma roda no Galpão Crioulo e o monitor apresenta histórias, contos e lendas gauchescas.

Sobre a Quinta da Estância

Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.


Fonte: Portal INCorporativa Pautas

Nenhum comentário