Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Charque tem espaço no Parque Gaúcho em Gramado

Foto: Ilton Müller/GES-Especial - MOSTRA: manta de charque Gramado  - O Parque Gaúcho acrescentou mais um atrativo ao seu vasto acervo ...

Foto: Ilton Müller/GES-Especial - MOSTRA: manta de charque

Gramado  - O Parque Gaúcho acrescentou mais um atrativo ao seu vasto acervo cultural e o Museu do Charque encontrou um aliado que contribuirá para manter viva a história das charqueadas no Rio Grande do Sul. Essa soma de interesses está sendo possível com a assinatura de um convênio inédito entre as duas instituições de defesa da memória dos gaúchos, ocorrida na tarde de sábado,17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico.

Pelo convênio, está sendo dada início a uma série de atividades de cunho educativo e cultural, promovendo, difundindo e divulgando a história do charque. "Ainda se conhece muito pouco sobre a história dos gaúchos", afirma o diretor do Parque Gaúcho, Marcos Gomes, justificando os investimentos que têm sido feitos no parque.

Segundo ele, o empreendimento prima por ações de cunho cultural. "sempre relacionado à cultura gaúcha om o turismo. Queremos democratizar a nossa cultura. O acervo do Museu do Charque só vai permanecer em Gramado quando não estiver em outras cidades do Brasil e também do exterior", afirma Gomes, que dirige no parque ao lado da esposa Evelise Silveira.

Para o presidente do Museu do Charque, José Antônio Mazza Leite, a curadoria do Parque Gaúcho garante continuidade ao trabalho de resgate e preservação histórica iniciado há 20 anos em Pelotas. "É um exemplo de empreendedorismo turístico e a união com o Parque Gaúcho é um verdadeiro milagre. É importante que as pessoas conheçam a história. Quem sabe de onde veio, pode projetar o futuro", diz.

O prefeito Nestor Tissot disse que o desenvolvimento de Gramado se deve à pessoas
empreendedoras como o médico Marcos Gomes que investiu no Gramadozoo e no Parque
Gaúcho. "A união do turismo com a cultura é muito importante", afirmou.

Nenhum comentário