Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Exposição conta a história dos festivais nativistas

Coxilha Nativista, em Cruz Alta, recebe mostra itinerante nos dias 25 e 26 de julho Em uma atividade paralela à 33ª edição da Coxilha Na...


Coxilha Nativista, em Cruz Alta, recebe mostra itinerante nos dias 25 e 26 de julho

Em uma atividade paralela à 33ª edição da Coxilha Nativista, em Cruz Alta, a exposição itinerante 40 anos dos Festivais de Música Nativista passará pelo Ginásio Municipal e Parque de Exposições, nos dias 25 e 26 de julho.
A mostra, que estará aberta à visitação do público em geral, conta através de painéis e fotografias históricas a memória dos festivais de música nativista desde a criação da Califórnia da Canção até as disputas artísticas e culturais dos nossos dias.

A exposição é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), com o patrocínio da Petrobras e produção da Tabla Produções Artísticas.

Identidade musical

Sem a música regional não haveria a cultura do Rio Grande do Sul como a conhecemos. E sem os festivais de música nativista, essa identidade musical que molda os ouvidos e alma de cada gaúcho certamente seria diferente.

É essa a história que a exposição itinerante está contando. A mostra comemorativa está passando por alguns dos festivais mais representativos do Estado. O objetivo é levar às cidades um pouco da memória desses encontros musicais que modernizaram a identidade rio-grandense.

A exposição reconta, desde suas origens, a trajetória dos eventos musicais que, ano após ano, movimentam comunidades e artistas de todo o Rio Grande do Sul, desde o início da Califórnia da Canção de Uruguaiana, passando pela superação de preconceitos artísticos, a luta dos artistas por liberdade de expressão e a conjuntura política das últimas quatro décadas.

A mostra já passou pela Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria; o 6º Festival César Passarinho, em Caxias do Sul; Acampamento da Canção Nativa, em Campo Bom, Reponte da Canção Nativa, em São Lourenço do Sul; Tafona da Canção Nativista, em Osório e no Arte SESC de Uruguaiana. A visitação é aberta ao público. Além destes festivais, a exposição está à disposição de outros eventos musicais.
Informações sobre a exposição com o diretor técnico da FIGTF, Claudio Knierim, 51-9737-4276 ou 51-8445-6320.

Agenda

O que  – Exposição itinerante 40 anos dos Festivais de Música Nativista
Quando – 25 e 26 de julho
Local – Ginásio Municipal e Parque de Exposições, em Cruz Alta
Horário – A partir das 20h
Entrada - Franca
Rita Escobar – Imprensa FIGTF – Fone: 51 3228.1711 / 9327.5434 – imprensa-igtf@sedac.rs.gov.br


Fonte: Portal da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore

Nenhum comentário