Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mostra Expositiva: 10 X LESSA em Canguçu

O município de Canguçu recebe a partir desta quinta-feira, 20, a exposição sobre a vida e a obra de Luiz Carlos Barbosa Lessa, organi...



O município de Canguçu recebe a partir desta quinta-feira, 20, a exposição sobre a vida e a obra de Luiz Carlos Barbosa Lessa, organizada pelo Comitê da Transversalidade Governamental Secretaria de Educação (Seduc) - Secretaria de Cultura (Sedac) / Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF). 


A abertura - às 16h, no Cine Teatro Municipal - contará com a presença da historiadora da FIGTF, Dilza Porto Gonçalves, doutora em História pela PUC/RS, que fará uma palestra sobre o folclorista. A mostra está inserida na programação do aniversário da cidade, que completa 156 anos.O objetivo da exposição é apresentar as dez faces intelectuais do Barbosa Lessa. Sua diversidade cultural aparece tanto nos temas de pesquisa quanto na abrangência das áreas de sua atuação.Conhecido como fundador, ideólogo e militante tradicionalista, a mostra expositiva traz aos gaúchos os “outros" Lessa, que a maioria desconhece.Transcorridos 11 anos de sua morte, o escritor e militante cultural Barbosa Lessa ainda é considerado um dos pesquisadores mais importantes da cultura gaúcha dos últimos tempos. Lessa procurou valorizar a memória da cultura regional da qual os rio-grandenses estavam distantes.

Fonte: IGTF e Dilza Porto

Nenhum comentário