Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Telmo de Lima Freitas completou 80 anos ontem

 Nesta quarta-feira 13 de Janeiro o cantor e compositor Telmo de Lima Freitas completa 80 anos e comemora a data no seu galpão em s...







 Nesta quarta-feira 13 de Janeiro o cantor e compositor Telmo de Lima Freitas completa 80 anos e comemora a data no seu galpão em sua chácara em Cachoeirinha na grande Porto Alegre, com muita carne e música buena.
Telmo de Lima Freitas é filho do oficial do exército Leonardo Francisco Freitas e da campeira Mariana de Lima Freitas, Telmo desde cedo demonstrou que seguiria a carreira musical. Aos dois anos de idade, estampou a capa da Revista Cacimba tendo na mão um cavaquinho, presente de sua madrinha. Mais tarde, recebeu um violão de presente de um amigo.
Aos 14 anos, participou do grupo Quarteto Gaúcho. Nos anos 50, apresentou o programa gauchesco Porongo de Pedra, na Rádio -Fronteira do Sul, de São Borja. Em 1969, participou do primeiro Festival de Música Regionalista organizado pela Rádio Gaúcha.
No cinema, participou do filme A Lenda do Boitatá.

Em 1973, lançou seu primeiro disco, intitulado O Canto de Telmo de Lima Freitas. Morou durante anos em Uruguaiana e outras cidades do interior como por exemplo Itaqui, durante 4 anos aonde se aposentou como agente da policia Federal.Rio Grande do Sul.
Com seus amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, criou o grupo Os Cantores dos Sete Povos, com o qual conquistou o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979, com a canção Esquilador. Com o grupo, Telmo participou das 11 primeiras edições do festival.
Ele conseguiu definir com precisão e emoção a arte do esquilador. Emocionou ao falar do vento minuano. Recebia com a hospitalidade característica do homem do campo, a quem chegasse nos autênticos galpões que erguia a Cidade de Lona das califórnias de Uruguaiana, na década de 80.
Em 1980, lançou Alma de Galpão, produzido de maneira independente e financiado pelo grupo Olvebra.
Com o álbum A Mesma Fuça, recebeu o Troféu Açoriano em duas categorias: Melhor Compositor e Melhor CD Regional. É autor do livro de poesias crioulas "De Volta ao Pago", lançado pela Gráfica e Editora Treze de Maio.
Em 2001, foi homenageado por Luiz Carlos Borges com a composição Telmo de Lima dos "versos" Freitas.
Em 2006, Telmo gravou uma compilação de sua discografia, denominada Aparte, com a participação de seus familiares e de antigos parceiros, como Joãozinho Índio, Luiz Carlos Borges e Paulinho Pires.
No começo de sua carreira conciliou-a com diversas outras profissões. Foi enfermeiro, peão de estância e trabalhou em lavouras dearroz, além de ter sido agente da Polícia Federal de Porto Alegre.
Em 2008 recebeu da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, o Prêmio Joaquim Felizardo, e em setembro do mesmo ano, foi agraciado com a Medalha Mérito Farroupilha, concedida pela Assembléia Legislativa, em reconhecimento aos serviços prestados à cultura do Estado.

E foi com a mesma gentileza que Telmo de Lima Freitas, aos 76 anos, recebeu, em seu galpão, o convite para ser o Patrono da Semana Farroupilha em 2009!

O "Tio Telmo", como é carinhosamente chamado no meio nativista, é um dos ícones da cultura gaúcha, seu nome foi escolhido por unanimidade pela Comissão comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas para ser o Patrono da Semana Farroupilha de 2009, depois de ter sido indicado pelo Piquete 38, da Polícia Federal.

Discografia

 ·       1973 - O Canto de Telmo de Lima Freitas
·       1994 - De Marcha Batida
·       1980 - Alma de Galpão
·       2000 - A Mesma Fuça
·       2002 - Carteio da Vida
·       2006 - Aparte
·       Acervo Gaucho
·       De Pé no Estribo
·       Poesias
·       Rastreador
·       Tempos de Praça


Rádio Fronteira Gaúcha – Santana do Livramento e Rivera
Site : www.radiofronteiragaucha.com
Email e Msn :radiofronteiragaucha@hotmail.com
Twitter : @FronteiraGaucha
Página no Facebook : http://www.facebook.com/pages/Rádio-Fronteira-Gaúcha/
Perfil no Facebook : http://www.facebook.com/comunicador.fronteiragaucha

Nenhum comentário