Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Premiação da Estancia da Poesia Crioula

A Estância da Poesia Crioula realizou dia 15 de dezembro, na Sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana, centro de Porto Alegre, a solenid...

A Estância da Poesia Crioula realizou dia 15 de dezembro, na Sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana, centro de Porto Alegre, a solenidade de premiação dos seus concursos literários do 2º semestre: 3º Concurso de Poesia Gaúcha Exaltando o Rio Grande, 3º Concurso de poesia Gaúcha Rio Grande Lírico, 3º Concurso de Poesia Oliveira Silveira e 3º Concurso Nacional de Sonetos Nilza Castro.

Com apresentação de Norberto Castro, o evento teve a mesa oficial formada pelo Presidente e Vice-Presidente da Academia Xucra do Rio Grande, Cândido Brasil e Wilson Tubino e o Presidente da Academia Rio Grandense de Letras, Sérgio Borja e iniciou com a saudação do Presidente, Cândido Brasil, que apresentou uma retrospectiva das atividades da entidade durante o ano, relatando a participação nas Feiras do Livro de Bento Gonçalves, Porto Alegre e São Luiz Gonzaga, as reuniões culturais ressaltando as palestras com a historiadora Elma Santana sobre Parteiras e Benzedeiras e a Folclorista Paula Simon Ribeiro sobre Folclore. A realização dos concursos literários do 1º e 2º semestre, destacando a participação de autores de vários municípios gaúchos e estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa catarina, Pará, Pernambuco, Ceará, Piauí, Minas Gerais e Bahia e países como Argentina, Portugal, Japão, Chile e Estados Unidos.  O Rodeio de Poetas que neste ano foi realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, a participação na Semana Farroupilha, as avaliações dos concursos do MTG e a realização da Exposição dos 55 anos, que foi realizada na Assembléia Legislativa, São Luiz Gonzaga, GBOEX e continuará em 2013. O presidente fez também uma prospecção para o ano vindouro, com o início dos trabalhos em 02 de março e no ato comunicou a abertura das inscrições, via internet, até 28 de fevereiro, do 2º Concurso de Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun e o 2º Concurso de Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo.

Um notável público se fez presente e apreciou o espetáculo musical nativista de J. Machado, que contou com a participação de Rosane Roldão.




A premiação foi prestigiada, além dos vencedores, por uma comitiva de Pelotas (foto acima), que acompanhou a Poetisa Maria Arita Madruga, daquela cidade,por representantes da Rádio Web Recanto Gaúcho e Revista Assim Que Eu Queria.

Foram significativas as declamações dos trabalhos agraciados e a presença de personalidades como o ilustrador Paulo Ferrari e o fundador da Estância da Poesia Crioula, Luiz Alberto Ibarra.

O evento também marcou o encerramento das atividades da Academia Xucra do Rio Grande no ano de 2012, com um coquetel de confraternização.

Poetisa Maria Arita Madruga recebe sua premiação.


Colaboração: Cândido Brasil e Alan Otto Redü

Nenhum comentário