Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Um "Monumento" aos Lanceiros Negros

Imaginem um Monumento assim, em praça pública, aos Lanceiros Negros! Sonho meu... Lendo e relendo nossa história, penso o quanto ...







Imaginem um Monumento assim, em praça pública, aos Lanceiros Negros! Sonho meu...

Lendo e relendo nossa história, penso o quanto somos injustos com quem realmente firmou o garrão, peleando de peito aberto para que os ideais preconizados pelos comandantes farrapos atingissem seus intentos, ou seja, os Lanceiros Negros.

Malogrados num episódio até hoje nebuloso (Batalha dos Porongos), os negros revolucionários, combatentes, valentes, ginetes que brigavam na lança, na garrucha e, se fosse preciso, no tapa, para defender nosso Rio Grande da ganância imperialista, não tiveram, até hoje, um devido reconhecimento.

Então me invade um questionamento: porque não erguer um Monumento, em praça pública, para que, ao menos, a imagem destes tauras riograndinos, que buscavam sua alforria derrubando os inimigos do lombo dos fletes, tenham sua imagem resguardada, reverenciada e respeitada.

Erguem-se bustos, estátuas em bronze, para qualquer político que, após a morte, vira santo, e não se faz NADA em prol da memória de quem realmente merece.

Me desculpem, mas isto é uma forma disfarçada de racismo que perdura, desde as promessas de liberdade aos negros, até os dias de hoje.

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário