Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Qual o real dia do Gáucho ? 11 ou 20 de Setembro ?

 Gravura: Vasco Machado Em 20 de setembro do ano de 1887 o positivista Júlio Prates de Castilhos, defende a comemoração do dia 20 de s...

 Gravura: Vasco Machado

Em 20 de setembro do ano de 1887 o positivista Júlio Prates de Castilhos, defende a comemoração do dia 20 de setembro como o Dia do Gaúcho, pelo jornal A Federação. Foi uma das primeiras manifestações públicas, de peso, em favor do dia 20 de setembro como nossa maior data.

Contudo, tem-se notado um movimento em favor de alteração desta consagrada data para tornar, como real Dia do Gaúcho, o 11 de setembro, em função do ocorrido no ano de 1836, quando o General Farrapo Antônio de Souza Netto proclamou a República Rio-grandense. 

Tal fato ocorreu dois dias após a Batalha do Seival onde os republicanos obtiveram larga vitória sobre as forças imperialistas. Deste ato, originou-se a Carta de Independência, passando a revolução a ter um caráter de guerra, ou seja, de uma nação contra outra, bem como a criação da bandeira do Rio Grande do Sul (ainda sem brazão), que perdura até hoje.

Para os que defendem esta corrente (e não são poucos), a declaração de independência da província em relação ao império tem maior significado do que o começo da própria revolução que, de início, não tinha caráter separatista.

E você, leitor do blog!? Qual sua opinião sobre o real Dia do Gaúcho?

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário