Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna Regionalismo por Israel Lopes

Oswaldinho e Zé Bernardes. Documento visual histórico pertencente ao acervo particular do escritor Israel Lopes Coluna: Regionalismo ...


Oswaldinho e Zé Bernardes. Documento visual histórico pertencente ao acervo particular do escritor Israel Lopes


Coluna: Regionalismo

Por Israel Lopes – Advogado e Pesquisador da Música Regional
E-mail: escritor.israellopes@bol.com.br

Os Dez “Maiores” Gaiteiros Gaúchos

Léo Ribeiro, grande compositor, coautor com Ângelo e Ricardo Marques, do clássico “Brasil de Bombacha”, sucesso de Os Monarcas, mantém o Blog do Léo Ribeiro, que, pela qualidade das matérias, é muito lido. Ele promoveu uma enquete com os leitores para escolherem Os Dez “Maiores” Gaiteiros Gaúchos (de gaita piano, de todos os tempos). Os 10 escolhidos, pela ordem alfabética, foram: Adelar Bertussi, Albino Manique, Beto Caetano, Bruno Neher, Edson Dutra, Gildinho, Honeyde Bertussi, Luiz Carlos Borges, Mery Teresinha e Porca Véia. Ao divulgar o resultado no Blog, no dia 26 de março, Léo Ribeiro afirmou:

“Não apontamos aqui os dez MELHORES, os mais técnicos, os mais hábeis, mas os MAIORES, ou seja, que mais marcaram época, que mais representatividade tiveram dentro do cenário musical do Rio Grande, que mais continuidade deram ao seu trabalho. Uma nova geração de ótimos gaiteiros está adentrando neste terreiro, mas tudo tem seu tempo e a hora desta gurizada chegará em breve (não é verdade meu amigo Luciano Maia?)”.

Como estudioso da Música do Rio Grande, apontei minha lista: Honeyde, Adelar, Manique, Borges, Oswaldinho, Gildinho, Mary Teresinha, Doné Teixeira, Ney Fernandes e Marinês Siqueira. Acertei 6 dos que foram escolhidos. Conforme Léo, o saudoso Pedro Raymundo foi muito lembrado pelos leitores e só não entrou na lista porque não tocava gaita piano, mas gaita ponto e cromática. Os da gaita “botoneira” serão escolhidos, numa segunda enquete.

É elogiável essa iniciativa do Léo Ribeiro, provando a riqueza da musicalidade do Rio Grande do Sul. Pois esses escolhidos e os demais gaiteiros do nosso Estado, todos vêm divulgando nossos ritmos e ajudando a manter nossa IDENTIDADE GAÚCHA. O próprio Léo diz que “a iniciativa não é definitiva”, mas “abriu espaço para o gosto dos leitores”:

“A iniciativa (pelos comentários diversos) foi boa, a idéia elogiável, mas nossa opinião não é definitiva (e nem queremos que seja), pois abrimos espaço para o gosto dos leitores e vimos que ele é abrangente, inteligente e carregado de razões”.

Oswaldinho foi um Mestre da Gaita Piano. Com o violonista Zé Bernardes, formaram a Dupla Campeira. São contemporâneos de Pedro Raymundo, pois, na década de 1940 se apresentavam no Programa “Campereadas”, apresentado pelo poeta Lauro Rodrigues, na Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Foto do Arquivo do pesquisador-gaiteiro Waldir Rodrigues, de Viamão, RS.

(Publicado no JORNAL ARMAZEM DA CULTURA de São Borja, edição de abril de 2012)
Do blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário