Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna ABC do Gaúcho

Como já é tradicional às quintas-feiras, aí está a coluna ABC do Gaúcho publicada no Jornal NH Yamandú, César e Rogério em premiação naci...

Como já é tradicional às quintas-feiras, aí está a coluna ABC do Gaúcho publicada no Jornal NH

Yamandú, César e Rogério em premiação nacional

O violonista Yamandú Costa e a dupla César Oliveira & Rogério Melo estão entre os indicados ao 23.º Prêmio da Música Brasileira! Yamandú disputa como Melhor Solista e Melhor Álbum Instrumental (por Mafuá) e César e Rogério, como Melhor Dupla, (em Rio-grandenses). E não é a primeira vez que estes artistas, que são crias dos festivais nativistas, figuram entre os indicados. Yamandu já foi indicado mais de cinco vezes e ganhou pelo menos três. Já César e Rogério são indicados pela terceira vez e venceram uma. Seus nomes figuram na lista de 104 selecionados, entre 735 CDs e 93 DVDs inscritos, distribuídos em 16 categorias. A entrega da premiação será dia 13 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Vencedores do Açorianos

O Buenas e M´espalho foi o vencedor do Disco do Ano do gênero regional do 21º Prêmio Açorianos de Música, cuja cerimônia ocorreu na semana passada no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Airton Pimentel (compositor), Joca Martins (intérprete) e Lúcio Yanel (instrumentista), completam a lista. Parabéns a todos os vencedores, em especial aos do gênero regional! A relação completa dos vencedores está AQUI.

Buenas no Opinião

E por falar em Buenas e M´espalho, o grupo formado por Shana Müller, Cristiano Quevedo, Érlon Péricles e Ângelo Franco, fará uma baita festa de aniversário, no bar Opinião em Porto Alegre, dia 5 de junho. O projeto Buenas e M ´espalho comemorará seus 5 anos em uma festa que promete ser inesquecível e que tem cinco convidados: Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti, Pirisca Grecco, Humberto Gessinger e Rodrigo Tavares – te falo em junção de gente talentosa! Os ingressos antecipados custam 20 reais e estão à venda nas Lojas Multisom.

Noite Açoriana em Osório

Um show muito interessante será realizado na próxima terça-feira, dia 22, às 21 horas, no Salão Paroquial da Catedral de Osório: a Noite Açoriana terá apresentações dos Grupos Cordas & Rimas e Cantadores do Litoral, juntos no projeto que divulga as Folias do Divino. A noite terá canções de reinterpretação folclórica açorianas enfocando a devoção ao Divino Espírito Santo no Litoral Norte. O grupo Cantadores do Litoral, que tanto se destaca nos festivais, é formado pela grande cantora Loma, Mário Tressoldi, Nilton Júnior, Paulo de Campos, Rodrigo Reis, Cri Ramos e Marquinhos Fê, e tem participação de Brenda Netto. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura de Osório e a entrada é franca.

Sarau no M´Bororé

Seguem as inscrições para o 14.º Sarau de Arte Gaúcha, que será realizado no CTG M ´Bororé, de Campo Bom, de 8 a 10 de junho. O evento reúne os principais artistas individuais e grupos de dança, sendo um dos mais importantes rodeios artísticos do Estado. Além dos concursos de dança, declamação e chula, entre outros, haverá show com o grupo Mas Bah! Paralelamente ocorre a 2ª etapa do Circuito de Rodeio Artístico da 30ª RT. Inscrições para o Sarau telefone 9180-0571, com Patrícia. Regulamento e ficha de inscrição no site www.mborore.com.br

Inscrições para a Coxilha Nativista

Até 15 de junho estão abertas as inscrições para a 32ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, que será realizada de 25 a 28 de julho, no Ginásio Municipal de Esportes. O festival será lançado em Cruz Alta neste sábado, dia 19, e na capital, dia 5 de junho, com tertúlia no Vitrine Gaúcha (no DC Navegantes). O secretário de Cultura de Cruz Alta, Alex Della Méa, disse que a triagem será realizada de 25 a 27 de junho, pelos jurados Jarí Terres, Antonio Léo Rodrigues, Rodrigo Bauer, Carlos Machado e Zulmar Benitez. O resultado será divulgado dia 27 de junho, no nosso blog! Os shows do festival serão com Lúcio Yanel e Dorval Dias; Luiz Cardoso e Nelson Cardoso; Jairo Lambari Fernandes; Elton Saldanha; grupo Pasion Gaúcha, e Luiz Marenco. Regulamento AQUI.

Gauchês

Arapuca: Armadilha para pegar passarinhos, trapaça.
Gramear - Agüentar, aturar, sofrer.
Maleva - Bandido, malfeitor; Cavalo que por qualquer coisa corcoveia.
Mussitar - Murmurar, segredar, cochichar.
Quebra - Indivíduo atrevido, xucro. Aplica-se a pessoas e animais.
Xucro - Diz-se do animal arisco, ainda não domado.
Fonte: Dicionário de Regionalismos do RS, de Zeno e Rui Cardoso Nunes.

*Em caso de uso do texto, creditar: Tânia Goulart/blogs/abc-do-gaucho

Nenhum comentário