Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo promove cursos e oficinas

Por: Paulo Camargo Ao retomar as atividades culturais para o ano de 2012, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), na Rua dos Andr...

Por: Paulo Camargo


Ao retomar as atividades culturais para o ano de 2012, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, promove oficinas e cursos, em diversas modalidades. Informações pelo telefone (51)3226.7974 ou pelo emailsecretaria@cccev.com.br. Visite nosso blog www.cccev.blogspot.com. O horário de funcionamento do CCCEV é de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, das 11 às 18h.

- A MEMÓRIA REINVENTADA PELA ESCRITA, com Denise Freitas. Objetivo: abordar algumas possibilidades de utilização do cotidiano, ou do que a memória se encarrega de nos dizer sobre ele, na produção literária, através do exercício da escrita e também da análise de obras já consagradas.Início: 13 de abril. Dia de aula: sexta-feira. Horário: das 18 às 20h. Carga horária total: 16h.

- OFICINA DE AUDIODESCRIÇÃO, com Letícia Schwartz, da empresa Mil Palavras – Acessibilidade Cultural. O curso aborda a questãoda inclusão cultural de pessoas com deficiência visual, através da audiodescrição. A audiodescrição é a tradução em palavras de toda e qualquer imagem necessária à compreensão do conteúdo audiovisual por parte de pessoas que estejam definitiva ou temporariamente impossibilitadas de ver. A oficina pretende instrumentalizar profissionais para que venham a atuar como audiodescritores roteiristas, narradores e consultores, através de noções sobre a deficiência visual, de um conhecimento amplo sobre o recurso da audiodescrição e de uma série de experiências práticas. A oficina será realizada aos sábados, das 09 às 13h. Início: dia 14 de abril.Término: 14 de julho. Não haverá aula no feriado de 21 de abril e será realizado um intervalo de três sábados, no mês de junho, para os participantes preparem o trabalho de conclusão.Carga horária total: 48h.

- O Livro e o Direito Autoral - Questões Práticas,com João Scortecci.

Curso aborda questões práticas sobre o livro e o direito autoral. A Lei do Direito Autoral e os vários aspectos que a envolvem têm sido foco para discussão. Que obras são protegidas pela lei? Que cuidados ter na utilização de conteúdos protegidos? Como evitar uma reprodução de texto sem autorização expressa do responsável? Quando acontece a pirataria? O que é domínio público? Lei das Biografias. Direito de Imagem. O Direito Autoral no mundo dos e-books, do Google e das novas tecnologias. Quando: dia 15 de maio. Horário: das 09 às 12h e das 14 às 17h.

- Un mois, un thème, com a professora Inés Alonso. Trata-se de aprendizado e prática da língua francesa, através de pintores famosos e suas obras em volta de um tema. Módulo: Impresionnisme et Impressionnistes.Início: 04 de abril. Dia de aula: quarta-feira Horário:das 15 às 17h. Carga horária total: 10 horas (cinco encontros de duas horas). Importante:os participantes devem possuir conhecimento elementar do idioma francês, pois os cursos serão ministrados em francês.

- Tudo em francês (Tout en français), com a professora Inés Alonso. Objetivo: praticar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos na língua francesa. Conteúdos: A cada encontro, um tema diferente relacionado à França e à sua cultura será abordado - livros, exposições, filmes, tradições, atualidade, personalidades, gastronomia, moda, curiosidades, etc., definido a partir das sugestões dos participantes. Início: 03 de abril. Dia de aula: terça-feira.Horário: das 16 às 17h30. Carga horária semanal: 1h30.

- OFICINA DE POESIA, com Mario Pirata. Objetivo: “manusear as camuflagens da linguagem”, a representação do imaginário com a escritura da poesia pretendendo também redesenhar a ação pedagógica, bem como possibilitar a redescoberta da aprendizagem e do desenvolvimento criativo, através do estudo de poemas e poetas, estimular a criação de um espaço de invenção e produção textual, com o exercício e o manuseio amplo e diversificado da leitura e criar condições para o participante experienciar e melhorar o relacionamento, a capacitação, o potencial e a autoestima. Início: 9 de abril. Dia de aula: segunda-feira.Horário: das 19h às 20h30. Carga horária semanal: 01h30.

- CIDADE DAS CRIANÇAS – Projeto é desenvolvido e coordenado pela psicóloga Ana Marta Meira e conta com a parceria do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Realizado desde agosto de 2006, o projeto promove experiências coletivas de criação, realizadas com crianças de 04 a 11 anos, tendo como horizonte a cidade de Porto Alegre. Para participar basta a doação de um livro para a Biblioteca O Continente, 6º andar do CCCEV. A equipe conta com a participação de Tábita Wittmann, Adriana Ganzer, Júlia Parise, Carolina Luz, Luisa Gabriela Santos, Gabriela Bom e colaboração de Umbelina Barreto. Com apoio da Monumento, Fundarte, Bamboletras e Zapata Filmes, a Cidade das Crianças constitui-se em uma Ação de Extensão da UFRGS. Os encontros ocorrem aos sábados, das 15h30 às 17h.

Acesse: www.cccev.blogspot.com e www.anamartameira.blogspot.com

- TANGO NO CCCEV, organização de Cláudia Regina Henn, Jacques Loureiro da Silva, Daniel Weinmann e Laura Rosa. Objetivo: disseminar a cultura tanguera através de práticas livres, o grupo realizará uma prática semanal de dança de tango salão, nos moldes das práticas abertas de Buenos Aires, onde qualquer pessoa pode entrar no salão e participar. Início: 14 de abril. Dia de aula: sábados. Horário: das 15 às 18h. Gratuito.

Fonte: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
http://www.artistasgauchos.com.br/portal/

Colaboração: Alan Otto Redu
Acadêmico do Curso de Filosofia – UFPEL
luciuslonginus@yahoo.com.br 

Nenhum comentário