Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Maestro Joaquim José de Medanha vence Grammy póstumo de melhor música

MAESTRO JOAQUIM JOSÉ DE MEDANHA VENCE GRAMMY PÓSTUMO DE MELHOR MÚSICA O Maestro Joaquim José de Medanha venceu o Grammy de MELHOR COM...

MAESTRO JOAQUIM JOSÉ DE MEDANHA VENCE GRAMMY PÓSTUMO DE MELHOR MÚSICA

O Maestro Joaquim José de Medanha venceu o Grammy de MELHOR COMPOSIÇÃO DE TODOS OS TEMPOS NO UNIVERSO, categoria criada somente para premiar o HINO DO RIO GRANDE DO SUL.

Antes tarde do que nunca, Assim foi definido pelo músico gaúcho Artur de Faria, tataraneto de Medanha  que no discurso de agradecimento parafraseou o Maestro : ” Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra” !

Joaquim José Mendanha,ou Joaquim José de Mendanha(FREITAS E CASTRO dá o seu nome como JoséJoaquim de Mendanha) (OuroPreto, 1801 — PortoAlegre, 2 de setembro de1885) foi um músico e professor brasileiro.

Atuou na antiga Capela da corte carioca, mas foi demitido na redução dos quadros de músicos depois da volta de D. João VI a Portugal. Na época daRevolução Farroupilha estava já no Rio Grande do Sul, atuando como regente da banda do II Batalhão de Fuzileiros, comandado pelo coronel Guilherme Lisboa, que foi capturado pelos farrapos numa batalha em Rio Pardo em 30 de abril de 1839, permanecendo refém até o ano seguinte. Neste intervalo ele teria sido o autor da melodia do Hino Farroupilha,hoje o Hino Rio-Grandense, composto sob encomenda de BentoGonçalves.O autor da letra é Francisco Pinto da  Fontoura com harmonização de Antonio Corte Real.

Chegando em Porto Alegre depois deste episódio, estabeleceu-se como músico profissional e tomando alunos, vindo a ser muito respeitado.

Suas atividades envolviam reger bandas e orquestras, compor obras sacras para as igrejas e profanas para cerimônias cívicas, e dar aulas. Também regia os grupos musicais que animavam as festas da sociedade. Dirigia os coros da igrej adas Dores e da Catedral,e regeu nas festas solenes que homenagearam o Conde de Caxias (quando ofereceu um Te Deum de sua autoria) e na inauguração do Theatro
São Pedro. Fundou quatro sociedades musicais: Sociedade Musical Pôrto-alegrense, União Musical Brasileira, Musical Rio-grandense e Musical 7 de Setembro.

O HINO

I. Como aurora precursora Do farol da divindade Foi o 20 de Setembro O precursor da liberdade
 
Refrão Mostremos valor e constância Nesta ímpia e injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra De modelo a toda terra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra II. Mas não basta pra ser livre Ser forte, aguerrido e bravo Povo que não tem virtude Acaba por ser escravo Refrão Mostremos valor e constância Nesta ímpia e injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra De modelo a toda terra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda terra
Trecho suprimido

Em 1966, durante o Regime Militar a segunda estrofe foi retirada oficialmente.
Que entre nós, reviva Atenas para assombro dos tiranos Sejamos gregos na glória e na virtude, romanos.

Fonte: Rádio Guaiba e Chasque Pampeano.

Nenhum comentário