Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore apresenta projetos ao senador Paim

Canoas - O diretor-técnico da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Claudio Knierim, reuniu-se, nesta segunda-feira (25...

Canoas - O diretor-técnico da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Claudio Knierim, reuniu-se, nesta segunda-feira (25), em Canoas, com o senador Paulo Paim. O objetivo do encontro foi apresentar as ações promovidas pelo IGTF, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, para o ano afro-descendente.

A iniciativa pretende destacar a importância do negro na história da Guerra Farroupilha. O senador elogiou a ideia, ao mesmo tempo, prometeu participar das festividades da Semana Farroupilha. Para o parlamentar, também é necessário divulgar os nomes dos negros que contribuíram para efetiva formação riograndense.

A programação inclui a apresentação de espetáculos musicais, exposição sobre os heróis negros, encenação sobre a participação decisiva dos Lanceiros Negros na Batalha do Seival. No encerramento da Semana Farroupilha, um grupo desses lanceiros vai retirar uma centelha da "Chama Crioula" para preservá-la até a abertura da Semana da Consciência Negra, quando se transformará em "Chama da Liberdade".

Durante a Semana da Consciência Negra, de 14 a 20 de novembro, será realizada a Cavalgada da Consciência Negra pelos locais onde existe a presença da história desse povo em Porto Alegre. Também haverá palestras e ato religioso lembrando os lanceiros e todos os negros que morreram lutando por liberdade e justiça.

Participaram da audiência com o senador Paulo Paim, Jeanice Ramos e Marlene Reinaldo, pelo IGTF; Sandro Santos, da Cidadania Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e Sandra Maciel, da Coordenadoria de Políticas da Igualdade Racial, da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos.

Fonte: Jornal Correio de Notícias

Nenhum comentário