Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Bombacha é a calça larga da Tradição dos Gaúchs do RS

Calça não é bombacha e modismo não é Tradição dos Campeiros do Rio Grande! ..................................................................

Calça não é bombacha
e modismo não é Tradição dos Campeiros do Rio Grande!
............................................................................

A bombacha é peça antiga e oficial da Pilcha Gaúcha de Honra do Estado do Rio Grande do Sul.

Utilizada na Guerra do Paraguai, pelos soldados de Osorio, o seu uso foi sendo repassado no Pampa Sul-rio-grandense, de pai para filho e de forma espontânea, contínua, por tradição, até os dias atuais.

Independentemente dos modismos de hoje - urbano-tchesistas, crioulista-mercosuristas, comercial-nativistas e country-texa-sertanejos, a massificar uma calça estreita junto ao mercado consumidor de suas modas, a bombacha continuará sendo, como determina a Lei Estadual do RS n. 8.813, de 20.01.1989, a verdadeira peça da indumentária gaúcha masculina do Rio Grande do Sul. Qualquer outra será vestimenta de sul-rio-grandense, mas não Pilcha da Tradição dos Gaúchos do Pampa Sul-brasileiro. Pois Tradição Gaúcha Sul-rio-grandense não é modismo urbano, atual, ou importação comercial, mas o ato de entregar doutrinas, ritos, idéias, valores morais, usos e costumes conservados pelos antigos campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul, por meio da transmissão de pais para filhos, de geração em geração.

A bombacha usada por nossos avós e pais, e pelos componentes do Grupo dos Oito, em 1947, os quais fizeram ressurgir a valorização pela Tradição Gaúcha do Pampa do Rio Grande do Sul, não tinha o formato de calça com alças no cós para os cintos de citadinos. Evidentemente que as grifes dos mercados vendidas ao público consumidor, por intermédio de seus músicos, artistas e bandas musicais, não integram a Tradição Regional do Estado do Rio Grande do Sul.

A Cultura Regionalista-tradicional Gaúcha do Pampa Sul-brasileiro, no sentido objetivo, é um fenômeno essencialmente social, criado e mantido pelos Gaúchos Campeiros do Rio Grande. Esse Patrimônio Sociológico-tradicional foi por eles transmitido no tempo, de geração em geração, até os dias de hoje. Assim, as criações comerciais hodiernas não são espontâneas do Povo Gaúcho Brasileiro; com interesses meramente comerciais, não podem ser consideradas como Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul. Portanto, a bombacha da Tradição dos Gaúchos Sul-rio-grandenses é a calça larga de nossos bisavós, avós e pais; dos dicionários, dos registros fotográficos e literários; da História Regional Gaúcha Sul-rio-grandense; da conservada memória cultural do Povo Gaúcho Sul-brasileiro, e não essas invenções comerciais, essas aberrações etmológicas, regionalistas, tradicionais e tradicionalistas gaúchas brasieliras.Essas são modas incentivados pelos mercados de culturas alienígenas.

Tradição Gaúcha Sul-rio-grandense não é invenção nem modernismo nem criação modista atual, mas Patrimônio Cultural Regionalista antigo, nativo, forjado e preservado por todo o Povo Gaúcho do Estado Sulino, pelo tempo, entregue para as novas e futuras gerações.

Dessa forma, a principal peça da Pilcha Gaúcha Masculina Oficial do Estado do Rio Grande do Sul é e continuará sendo, como sempre foi, por uma questão de Tradição Regional do Rio Grande, a mundialmente conhecida bombacha: a tradicional calça larga dos Gaúchos Campeiros do Sul do Brasil!

Fonte: Portais Bombacha Larga e Chasque Pampeano

Nenhum comentário