Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Programa Cantos de Luta e Esperança de hoje a noite

Na edição desta noite, terça-feira dia 11/01 às 21h pela RADIOCOM FM 104,5/PELOTAS/RS, ouviremos MARIA ELENA WALSH, JORGE GUEDES, LUIS CARLO...


Na edição desta noite, terça-feira dia 11/01 às 21h pela RADIOCOM FM 104,5/PELOTAS/RS, ouviremos MARIA ELENA WALSH, JORGE GUEDES, LUIS CARLOS BORGES E TERESA PARODI, CARLOS CASTILHOS e muito mais.

Participe pelo "facebook", "53 9163 6166", "@cantosdeluta" ou ainda "cantosdelutaeesperanca@hotmail.com"

Também pela internet ao vivo: www.radiocom.org.br



Sobre o Cantos de Luta e Esperança:

Desde 2001. Canto regional latino-americano. Contrabando de cultura com músicas e poesias que encantam os ouvidos e inquietam a alma! RADIOCOM FM 104,5 - Pelotas/RS

Terças às 21h e domingos às 10h30. www.radiocom.org.br

No ano de 2001, mais precisamente em 12 de Junho, nascia a RÁDIO COMUNIDADE FM 104,5 - RADIOCOM - em PELOTAS/RS - BRASIL, um meio de comunicação alternativo. Os movimentos sociais finalmente concretizavam uma antiga aspiração, dar voz aos sem voz, através de uma programação que privilegiasse a informação e a cultura popular.

A descoberta desse instrumento de comunicação fez com que os militantes culturais buscassem seu espaço na grade de programação. A proposta da RADIOCOM era de que os programas fossem coletivos, a fim de evitar o surgimento de “figurões da comunicação”.

Assim, três pessoas que até então não se conheciam, mas comungavam da idéia de que a pampa é um espaço geográfico com um tipo humano comum e com culturas que possuem pontos de ligação, além de entenderem que as culturas regionais devem ser divulgadas e preservadas, como forma de se contrapor à globalização que busca padronizar a cultura, criam (em 23 de Junho do mesmo ano) o "Cantos de Luta e Esperança". A produção e apresentação era coletiva, viva e ao vivo.

Cada um dos fundadores, Fernando Soares (Jaguarão/RS-Brasil), Oscar Massita ( Santa Clara de Olimar/Uruguay) e Maurico Raupp Martins (São Lourenço do Sul/RS - Brasil), escolhia um tema num bloco de três músicas, tudo sem ensaio ou reunião prévia. Apesar das diferenças de personalidades, a coincidência de idéias e ideais foi mais forte e o programa foi adotando, naturalmente, um rosto, em que os cantores regionais, populares e comprometidos com a verdade e com o seu povo foram sendo anunciados e conhecidos, aos poucos e pela primeira vez, por muitos.

O programa também muitas vezes saiu do estúdio e realizou transmissões externas, seja da sempre lembrada Parrillada Salamanca, da residência de Rodrigo Schlee no Laranjal, da Parrillada Mercado Del Puerto, do Teatro 7 de Abril, no Lançamento do CD de Xirú Antunes e Theatro Esperança em Jaguarão só prá citar alguns exemplos.

Freqüentemente são apresentadas entrevistas (geralmente as terças) ao vivo ou por telefone, com algum nome ligado à poesia ou à música identificada com a temática sul americana. Apresentações musicais ao vivo, fazem parte da proposta do programa, revivendo assim antigos e famosos programas de auditório, que marcaram época desde as décadas de 50/60. Assim como a linha da RADIOCOM, que propiciava oportunidade aos "desconhecidos", às pessoas que não estavam na "mídia", no programa também, rodam os grandes nomes, os que fizeram a história, mas também aquele desconhecido do grande público, mas que lá do seu rincão e do seu interior traz um canto ou poesia de amor à terra e às pessoas.

Com o passar do tempo, Oscar Massita retornou ao Uruguai, mas o programa manteve sua linha e, além de tudo, continuou coletivo (os ouvintes e/ou convidados que nos visitam, também sugerem músicas) vivo e ao vivo, onde a regra é não ter regra, a não ser a da sensibilidade do momento, o que permite, em um só programa, ouvir Elomar, Gildo de Freitas, Alfredo Zitarrosa (Uruguay), Silvio Rodrigues (Cuba), Noel Guarani, poetas e músicos da nossa região e tantos outros que vem construindo a história musical da América Latina e do Rio Grande do Sul, desde antes do surgimento da Califórnia da Canção. Vale lembrar que constantemente o programa recebe mensagens de países como Uruguay, Argentina e Venezuela de onde os ouvintes que nos acompanham via internet, ficam entusiasmados com a proposta e formula do mesmo.

Para o programa “Cantos de Luta e Esperança” em cada geografia uma identidade cultural e dessa forma devemos observar o nosso continente. Em suma, um passeio poético e musical pela América, sempre buscando encantar os ouvidos e inquietar a alma, de cara alegre e yerba buena.

Fonte: Facebook do Cantos


Nenhum comentário