Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

A Sétima Arte no RGS

Cartaz do filme Netto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas Fazer cinema no Rio Grande do Sul tornou-se uma missão quase impossível. Já v...



Cartaz do filme Netto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas

Fazer cinema no Rio Grande do Sul tornou-se uma missão quase impossível. Já vai longe aqueles tempos em que, com muitas facilidades, filmavam-se lendas e histórias do sul, como é o caso de Um Certo Capitão Rodrigo, Negrinho do Pastoreio e outros tantos. Depois, veio Teixeirinha, com grande sucesso de público (mas sem nunca entusiasmar a crítica especializada), com uma longa série de filmes. Foi o mesmo caso de José Mendes, considerado "O Mocinho do Cinema Gaúcho".

Posteriormente, com equipamentos e equipe melhores, com roteiros melhores elaborados, foram editados belos filmes contando de nossos costumes, como O Quatrilho, Anahy de Las Missiones, Lua de Outubro, A Intrusa, O Continente, a trilogia O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, isto sem falar na super produção de A Casa das Sete Mulheres, uma mini-série para a televisão.

Neste contexto de fazer cinema de uma maneira mais profissional apareceu o diretor e produtor Tabajara Ruas que, entre outros, lançou Netto Perde Sua Alma, um filme muito bem elaborado contando da morte, na visão de Tabajara, do general farroupilha Antônio de Souza Netto, considerado por muitos historiadores como o maior personagem da Guerra dos Farrapos.

Agora Tabajara Ruas nos apresenta, com o mesmo personagem, Netto e o Domador de Cavalos recontando, sob um novo prisma, a mais popular lenda rio-grandense - "O Negrinho do Pastoreio".

No início da Guerra dos Farrapos, o general Antonio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, envolve-se com escravos rebelados. Entre eles, o Negrinho, o melhor ginete da fronteira. A luta pela república, pela libertação dos escravos contra a tirania e a opressão, amor, humor e um amplo painel do século 19 estão neste terceiro longa-metragem de Tabajara Ruas. O elenco é composto por Werner Schünemann, Tarcísio Filho, Fernanda Carvalho Leite, Evandro Elias, Miguel Ramos, Nélson Diniz, Nico Nicolaiewsky, Marcos Barreto, Zé Adão Barbosa, Ian Ramil, Aurelino Costa, Júlio Conte, Lu Adams, Denizeli Cardoso, Mislaine Oliveira além de outros.

Pois sabe onde você pode assistí-lo? Apenas na sala Paulo Amorim, no centro de Porto Alegre e somente nos horáriso de 15 e 19 horas. Um absurdo.

Enquanto que, para assisitir Tropa de Elite (nada contra), recém lançado, você vai a qualquer shopping ou cineminha de esquina, para ver Netto e o Domador de Cavalos, um filme que retrata a história e o folclore de nossa terra você tem que matar o serviço e se dispor a ir lá no centro.

Fui jurado com o Tabajara Ruas em um festival nativista, tempos atrás, e conversando com o diretor pude saber das imensas dificuldades encontradas para filmar no Rio Grande do Sul. Falta de patrocínio, descaso do poder público para com algo que estará divulgando o próprio Estado, valores extratosféricos dos materiais utilizados, impostos, taxas, enfim, considero verdadeiros heróis pessoas como Tabajara Ruas que tem a Sétima Arte no sangue e tentam mostrá-la para nós.

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário