Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

João Sampaio, um grande artista

Na 15ª Sesmaria da Poesia Gaúcha, festival realizado em 25 de setembro, no município de Osório, tive a alegria de rever JOSÉ JOÃO SAMPAIO ...

Na 15ª Sesmaria da Poesia Gaúcha, festival realizado em 25 de setembro, no município de Osório, tive a alegria de rever JOSÉ JOÃO SAMPAIO DA SILVA, o popular "JOÃO SAMPAIO", natural de Itaqui, onde reside, nascido em 14 de agosto de 1957.

Um dos letristas mais gravados pelo ícone Noel Guarany, João Sampaio é um profícuo escritor de belas imagens como na composição "Entrando no M'Bororé":

"Procura a volta do pingo
E alça o corpo sem receio
Enquanto uma borboleta
Senta na perna do freio..."

Conversar com este artífice da palavra é dialogar com um menino alegre em corpo adulto de homem, sua alma de sábio veste bombachas, os olhos são densos de sonho e brilham como noites estreladas.

Define-se como um defensor da integração cultural da América Latina. Tem a coragem de homenagear, em suas obras, personalidades estigmatizadas por olhares ideológicos, a exemplo de Luiz Carlos Prestes e Ernesto Che Guevara, como se lê na obra em disco e em livro intitulada "Para Alguns Iluminados".

Se falei "sábio" não cometo exageros: João Sampaio escreve em guarani e em espanhol, possui textos publicados no Uruguai, Argentina e Paraguai, poemas traduzidos no Japão e letras gravadas na Suíça.

Mas nem seria preciso citar tais fatos para atestar sua sapiência que está nas tantas e tantas canções que voam dos rádios a pilha, nas campanhas soturnas, para pousarem e encantarem os ouvidos dos mais simples: crianças, homens, mulheres com sotaque de campo e que, ao receberem os versos de João Sampaio, por certo, se humanizam - pois este é o efeito das verdadeiras obras no espírito humano.

Que sua inspiração seja longa e fértil para que continue a engrandecer a literatura poético-musical produzida em solo riograndense.

Fonte: www.juarezmachadodefarias.blogspot.com

Nenhum comentário