Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tradição gaúcha em festa brasileira

A Festa do Brasil em Newark (NJ), nos dias 11 e 12 de setembro, ganha mais uma vez o tempero da tradição gaúcha. O Centro de Tradições Gaúch...

A Festa do Brasil em Newark (NJ), nos dias 11 e 12 de setembro, ganha mais uma vez o tempero da tradição gaúcha. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Saudade da Minha Terra estará com a tenda montada no evento, assando a tradicional “Costela à Moda Gaúcha”.

Os membros do CTG já são conhecidos por “Reis da Costela”, tamanha a fama da saborosa carne, que será vendida das 3pm às 10pm (sábado) e a partir das 12pm às 8pm (domingo).

Segundo Fernando Peixoto, Patrão do CTG, a carne típica do Rio Grande do Sul já é famosa no solo americano. “O pessoal realmente procura”, disse ele. Desde sua fundação, há seis anos, o CTG só não participou da festa no ano de 2009. Ainda conforme ele, muitas pessoas perguntam qual o segredo do preparo de uma boa costela. “O segredo não é o fogo que assa, mas sim o vapor, o calor que faz assar a carne”.

Os gaúchos costumavam desfilar nos outros anos. Mas a tradição ainda pode ser vista na frente da tenda. “Um casal do nosso grupo apresenta uma dança, um ‘xote’, um ‘vaneirão’, para divulgar”. Não vai faltar o chimarrão, típica bebida gaúcha. De acordo com Fernando, os brasileiros de outros estados estranham o gosto. “Tomam um pouquinho e depois dizem ‘que amargo, não posso colocar açúcar?’”.

O hábito de todos compartilharem a mesma bomba – espécie de canudo por onde se bebe o chimarrão – também é um tanto estranho para outras culturas. “Na verdade o chimarrão é feito para estar numa roda, entre amigos de outros CTGs, entre outras pessoas. Ao passar a cuia de mão em mão, revivemos e cultivamos a tradição”. A cuia é o recipiente onde é colocada a erva.

Orgulho de ser gaúcho
A partir da idéia do casal Edson e Joyce da Silva de cultivar e divulgar as tradições gaúchas é que nasceu o CTG Saudade da Minha Terra, em 28 de março de 2004. Além de reunir gaúchos e nativos de Santa Catarina e do Paraná, o movimento tem também pessoas de outros estados brasileiros e até mesmo americanos. Entidade sem fins lucrativos, o CTG conta com cerca de 100 sócios e um grande número de simpatizantes da cultura gaúcha.

Para a patronagem (diretoria, conselheiros e membros) do Saudade da Minha Terra, o orgulho em participar da Festa do Brasil é muito grande. “Este país apresenta várias culturas, não só do Brasil. Para nós é uma satisfação grande, é mais uma cultura”. Membros do CTG Querência do Prata, de Nova Prata (RS), estiveram em um baile realizado há cerca de um mês, no Saudade da Minha Terra. As imagens da festa, que contou com o Núcleo Tradicionalista de Danbury (CT), serão exibidas pela RBS TV de Porto Alegre, durante as comemorações da Semana Farroupilha.

Fernando destaca ainda a importância de passar as tradições de geração para geração. “Meu pai me ensinou desde pequeno a cultivar a cultura gaúcha”. O Patrão do CTG também está passando as tradições gaúchas para a filha. “Enquanto eu for vivo, vou divulgar a cultura gaúcha”.

A tenda com a costela gaúcha estará armada na Ferry Street, esquina com a Ferguson Street. Informações adicionais com Fernando pelo telefone (973) 391-5055.3

Da redação do ComunidadeNews.com

Nenhum comentário