Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Semana Farroupilha em Santa Vitoria do Palmar

Ontem ao abrir meu email, me deparei com o email que segue abaixo. São situações como esta, que nos alegra, e muito. O blog não tem nenh...

Ontem ao abrir meu email, me deparei com o email que segue abaixo. São situações como esta, que nos alegra, e muito.

O blog não tem nenhum vinculo comercial, e nem ligação com alguma região tradicionalista ou o próprio MTG, nem tampouco com alguma gravadora ou artista. Estamos abertos para receber email de quem quer que seja e divulgar no blog. A idéia quando da criação do blog, era trazer as mais diversas informações a comunidade gaúcha, espalhada pelo mundo, sem distinção de opção (ligados a MTG x Anti-MTG). Divulgamos os eventos de todos os genêros culturais gaúchos, sem distinção, e buscamos sempre trazer informações que sejam interessantes a nossos leitores, deixando os nossos emails abertos para receber informações, dicas, sugestões, críticas, e elogios.

Obrigado a leitora Josiane, segue abaixo o email na integra, e os anexos que ela me mandou abaixo:

"Ola...
Meu nome eh Josiane
Saudações Tradicionalistas a ti... e a todos do prosa Galponeira... sou fanzona d vcs...
Essa pagina tah nos meus favoritos e acesso sempre q posso...

A algum tempo atraz li, sobre o Patrono da Semana Farroupilha 2009.
Esses personagens e assuntos da comissao farroupilha nao chegam com frequencia na minha cidade.
Entao descidi fazer uma homenagem a Telmo, e nao sqci de colocar na bibliografia do meu trabalho... o PROSA GALPONEIRA.

Fiz o desfile de cavalarianos com o tema
"TELMO DE LIMA FREITAS PATRONO DA SEMANA FARROUPILHA 2009"

Moro em Santa Vitória do Palmar e aqui a semana farroupilha consiste em uma desputa entre 13 piquetes fiiados ao CTG Rodeio do Palmares- 6ªRT
Somamos pontos entre tres grandes eventos:
Rodeio de Integração dos Piquetes
Desfile de Cavalarianos
Tertulia (apresentação de invernadas, insenações... onde cada piquete apresenta na sede social do CTG seu trabalho artistico, ensaiado durante td o ano)

Sou atual Patroa do Piquete Geribatú
No desfile conquistamos o 3ª lugar.
E somos o atual CAMPEAO GERAL da Semana Farroupilha 2009 de SVP.

Segue em anexo historico do nosso desfile e fotos.

Agradeço a este blog por todo informaçao que nos eh prestada de grandicima valia...
MUITO OBRIGADA...
S achar interessante... publica alguma coisinha.

Um abraço...

Josiane M S Capera
Piquete Geribatú (Patrão Osmar de Souza Capera)
CTG Rodeio dos Palmares
Santa Vitoria do Palmar RS"




"PIQUETE GERIBATÚ
SEDE CAMPEIRA WALDIR MUNIZ SILVEIRA
CTG RODEIO DOS PALMARES
SANTA VITÓRIA DO PALMAR – RS

Apresentação do desfile do Piquete Geribatú

O Piquete Geribatu foi fundado em 5 de julho de 1973, tendo surgido na localidade de mesmo nome, na parte leste do nosso município, entre a região denominada Curral Grande, ao norte; a estrada do Hermenegildo em João Gomes, ao sul; o Oceano Atlântico, ao leste; e os banhados da outra costa, ao oeste.
A denominação GERIBATU vem da expressão indígena, que chamavam assim toda esta região, ou seja TERRA DE MUITAS PALMEIRAS, mais precisamente JERIVÁ – PALMEIRAS e AÇU – MUITAS.
Aproxima-se, então do palanque oficial o Patrão Sr. Osmar de Souza Capera que vem conduzindo a Bandeira do Piquete. Seguido da Madrinha Adulta desta entidade a Srta. Oilana Munhoz Corres Mirapalhete , da Madrinha Juvenil Laiz dos Santos Borges, e da Madrinha Mirim Erica Rodrigues César.
A madrinha Mini – Mirim Muriel e o Pia Farroupilha João Arzelindo Neto, acompanhados de alguns participantes de sua invernada.
Logo após o Guri Farroupilha Matias Melo Barreto e o Peão Farroupilha Lauer Adriel de Avila Cruz

A seguir o histórico e apresentação...

TELMO DE LIMA FREITAS PATRONO DA SEMANA FARROUPILHA
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EM 2009.

Telmo de Lima Freitas nascido em 13 de fevereiro de 1933 em São Borja no Rio Grande do Sul é um poeta, compositor e interprete rio-grandense de renome.
Telmo é filho do Militar Leonardo Francisco Freitas e da campeira Dona Mariana de Lima Freitas, desde cedo demonstrou que seguiria a carreira musical, aos 2 anos de idade estampou a capa da Revista Cacimba tendo na mão um cavaquinho com postura de quem iria tocar, mas sua iniciação se deu lá pelos 8 anos quando ganhou um violão do compositor de cavalos Leoncio Pereira da Cruz.
Aos 14 anos participou do Grupo Quarteto Gaucho. Nos anos 50, apresentou o programa gauchesco Porongo de Pedra na Radio Fronteira do Sul em São Borja. Em 1969 participou do 1º Festival de Musica Regionalista organizado pela Radio Gaucha, participou ainda no cinema do Filme A lenda do Boitatá.
Em 1973, lançou seu primeiro disco, intitulado O Canto de Telmo de Lima Freitas.
Em 1979 criou o Grupo Os Cantores dos Sete Povos com o qual conquistou o trofeu Calhandra de ouro na IX Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana com a canção Esquilador, conforme interpretado na presente alegoria.
Se aproxima (ao som da musica Esquilador) a cavalaria de peões... ostentando o orgulho que este povo nutre pela rica cultura regional. Em seguida a cavalaria de prendas representando as mulheres campeiras , seguidas pelos pias deste piquete.
Telmo de Lima Freitas no começo de sua carreira artística conciliou-a com diversas outras profissões, foi enfermeiro, peão de estância e trabalhou em lavouras de arroz, além de ter se aposentado como agente da Policia Federal em Porto Alegre.
Hoje reside em Cachoeirinha com sua esposa Iara numa casa de pedra decorada a preceito, com antiguidades raras que recolhe em suas andanças. Em seu galpão adornado com os mais variados artefatos da cultura gaúcha, o compositor Telmo aceitou, o convite da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas para ser o Patrono da Semana Farroupilha 2009. Seu nome foi escolhido por unanimidade pela Comissão, além de ter sido indicado também pelo Piquete 38, da Polícia Federal. Bastante emocionado, ele disse se sentir muito honrado pela homenagem e que pretende cumprir com todas as obrigações e compromissos. A figura de Patrono busca homenagear pessoas que tenham se destacado na produção e divulgação da cultura gaúcha.
Assim se despedi o Piquete Geribatú com a homenagem a este artista gaucho, com sua melena grisalha e sua barba patriarcal, serio e solene, é o próprio missioneiro, referencia obrigatória do gauchismo, grande e querido Jundia, como é chamado entre amigos, que Deus te abençoe sempre e te conserve muitos anos, com tua gaita, com teu violão e com teu autentico gauchismo."

Nenhum comentário