Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Livramento e Rivera comemoram a Semana Farroupilha

O início das comemorações farroupilhas em Santana Livramento foi marcado pela abertura oficial dos festejos, bem como da Semana do Patrimôni...

O início das comemorações farroupilhas em Santana Livramento foi marcado pela abertura oficial dos festejos, bem como da Semana do Patrimônio. A cerimônia binacional teve como primeiro a recepção a 24a Cavalgada de Busca da Chama Crioula, composta por 36 cavaleiros, que conduziram a centelha de São Lourenço do Sul até Livramento. O bispo diocesano de Bagé, Dom Gílio Felício, convidado pela comissão permanente, conduziu a cavalgada até o local da solenidade.

A Chama Crioula, em um archote, foi entregue ao presidente da Associação Tradicionalista de Santana do Livramento, Hilton Moacir do Espírito Santo. Este, acompanhado pelas prendas regionais Franciele Lopes Albeche, Gabriele Nunes e pelo Guri Farroupilha, Jonatã da Rosa, conduziu a chama até o candeeiro crioulo, onde estavam as autoridades. A seguir, o prefeito Wainer Machado recebeu dos integrantes da Cavalgada, liderados pelo presidente do GSC (Grupo Santanense de Cavalgadas), Ronaldo Ávila. No galpão binacional foi aceso o fogo de chão, pelo tradicionalista Ademar Osório de Menezes, pelo prefeito Wainer e pelo bispo Don Gílio.

Durante seu pronunciamento, o presidente da Comissão Permanente da Semana Farroupilha, coronel Flávio Lopes, citou as façanhas farroupilhas para arvorar os acontecimentos cotidianos da gente da Fronteira. “Cada dia é uma façanha, como aqui, agora, quando estão dois povos reunidos”, disse. Já o prefeito fez alusão a necessidade de fomentar o estudo da história rio-grandense e o legado que os antepassados deixaram e ressaltou que povo que não sabe de onde vem não sabe para onde vai.

Informações do IGTF.

Nenhum comentário