Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Espetáculo apresenta as Façanhas Farroupilhas

As comemorações farroupilhas alcançam seu ponto máximo na noite do próximo sábado, 19 de setembro. Com início às 20 horas, o espetáculo “Os ...

As comemorações farroupilhas alcançam seu ponto máximo na noite do próximo sábado, 19 de setembro. Com início às 20 horas, o espetáculo “Os Farroupilhas e suas façanhas” contará a saga farrapa em uma apresentação inédita, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, retratando nove episódios marcantes da mais longa revolução travada em solo brasileiro. Durante 90 minutos, cerca de 900 tradicionalistas de CTG´s de Porto Alegre e Grande Porto Alegre irão encenar os seguintes momentos da epopéia farrapa: a invasão de Porto Alegre, a proclamação da República Rio-Grandense, a fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, a tomada de Rio Pardo, a travessia dos Lanchões, a República Catarinense, a estruturação da República Rio-Grandense como nação, a formação da Assembleia Constituinte e a Paz de Ponche Verde.

O espetáculo também contará com participações de integrantes da Academia da Brigada Militar. A narração será de Elomir Malta, Liliane Cardoso e Luis Afonso, com textos de Paulo Roberto Fraga Cirne.

Outra novidade será a venda de camarotes, que se dará através de agências de viagens. O valor estabelecido pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas é de R$ 1,5 mil.

No domingo, 20 de setembro, acontece o Desfile Cívico Militar, com participação da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Instituto Geral de Perícias (IGP) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). Logo após, tem início o Desfile Tradicional, com participação de aproximadamente 2,5 mil cavaleiros. Confira a programação no final da página.

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas também promove mais uma inovação, com a venda de camarotes e de arquibancadas cobertas. Serão 11 camarotes para até 11 pessoas cada e cerca de 500 lugares em arquibancadas. Também serão instalados cerca de 5 mil lugares gratuitos em arquibancadas ao longo da avenida.

Desfiles no Interior

O evento também continuará com o incentivo à realização de Desfiles Temáticos no interior do Rio Grande do Sul. O processo de unificação dos desfiles iniciou em 2004 com a escolha de seis municípios. Em 2008, foram 15 as cidades selecionadas, que receberão cada uma R$ 10 mil para investimento em infra-estrutura. As localidades são Arroio Grande, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Santa Maria, São Gabriel, Tapes e Vacaria.

Programação

19 de setembro
Porto Alegre – Avenida Edvaldo Pereira Paiva
20h – Espetáculo “Os Farroupilhas e suas Façanhas”

20 de setembro
Porto Alegre – Avenida Edvaldo Pereira Paiva
08h30min – Revista da Tropa pela Governadora do Estado
09h – Desfile Cívico-Militar
10h – Desfile Tradicional
17h - Extinção da Chama Crioula no Palácio Piratini

Informações do Blog do MTG.

Nenhum comentário