Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tradicionalismo em evidência durante o 2º Teart

O último domingo, 19, foi dedicado à tradição gaúcha. Cerca de 400 pessoas participaram do 2ª Teatino de Arte Gaúcha (Teart), realizado no ...

O último domingo, 19, foi dedicado à tradição gaúcha. Cerca de 400 pessoas participaram do 2ª Teatino de Arte Gaúcha (Teart), realizado no Salão social do DTG Os Teatinos. Durante todo o dia, ocorreram diversas competições de declamações, chulas, invernadas artísticas e danças de salão. Grupos de Capão do Leão e de Pelotas também participaram do encontro.

O Teart foi organizado pela invernada adulta do DTG Os Teatinos e teve como objetivo promover a integração entre os grupos e valorizar a cultura gaúcha. De acordo com o patrão Camilo Vinhales, outra intenção importante do Teart foi estimular nos jovens uma vida saudável. “Nós fazemos o evento para reunir a juventude, mantê-la ativa. É essencial tirar os jovens do caminho ruim, a droga está muito devastadora”, ressaltou ele. Segundo Vinhales, para manter os jovens longe das drogas é preciso estimular a tradição, a cultura, a arte e os valores individuais.

A expressiva participação no encontro é motivo de satisfação para o DTG. “A gente se sente orgulhoso de realizar o evento. O pessoal participa maciçamente. Quem tiver interesse que venha fazer parte do tradicionalismo. Estamos de portas abertas”, convidou.

Conforme a integrante da comissão organizadora, Daniele Gomes Muller, o concurso se dividiu nas categorias mirim, juvenil e adulta e foi realizado em três palcos. O primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria receberam troféus. A comissão julgadora foi certificada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

A pequena Laís Nicoletti Camargo Nunes, de 8 anos, do Piquete Espelho das Aguadas, foi a primeira a se apresentar. Ela declamou o Romance do Voluntário, de Apparício Silva Rillo. Laís já tem vários troféus, como o de 2º lugar em declamação conquistado no Teart do ano passado. Para o concurso deste ano, ela disse estar tranquila. “Estou confiante. Espero ganhar novamente”, afirmou.

Lorena Garibaldi.
Informações do Jornal Agora.

Nenhum comentário