Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Participantes do Enart serão divididos em dois grupos

O fim de semana foi de valorização ao tradicionalismo em Encruzilhada do Sul. Entre sábado e domingo, cerca de 100 competidores representan...

O fim de semana foi de valorização ao tradicionalismo em Encruzilhada do Sul. Entre sábado e domingo, cerca de 100 competidores representantes de 16 municípios participaram da etapa regional do Encontro de Artes e Tradição (Enart). Uma das novidades do evento foi a apresentação do novo formato da competição, que na edição de 2009 será dividida em duas forças, A e B.

Semelhante ao que ocorre no Carnaval, os representantes do grupo A são considerados os da elite e os do B seriam os mais modestos. Essa subdivisão, proposta pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em convenção no início do ano, tem como objetivo resgatar participantes que por algum motivo estavam afastados e abrir possibilidade para que novos tradicionalistas entrem no concurso. A etapa final ocorre em Santa Cruz do Sul, no mês de novembro.

Na prática, a separação entre dois grupos pode servir de estímulo para tornar o Enart mais atraente, explica o coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luis Clóvis Vieira. Além disso, os concorrentes terão incentivo, pois quem for o campeão da força B automaticamente garantirá sua vaga no grupo de elite no ano seguinte. A previsão é de que na final participem 40 invernadas na força A e 35 na outra. “Isso vai estimular a busca por uma melhor pontuação e oportunizar que mais tradicionalistas se envolvam com nosso Enart”, observa.

A remodelação também deve ampliar o número de participantes. Estimativas dos organizadores apontam um acréscimo de 50% no número de concorrentes. “Isso vai movimentar tanto o Enart quanto Santa Cruz, pois serão mais pessoas envolvidas”, ressalta Vieira.

DESFILE

Nas reuniões da coordenação, também passaram a ser avaliadas novas estratégias envolvendo a estrutura. Uma delas será a realização de um desfile entre os concorrentes pelas ruas centrais de Santa Cruz, a exemplo do que ocorre durante a Oktoberfest. “Será uma forma de chamarmos a atenção do público para um dos maiores eventos tradicionalistas da América Latina”, aponta.

No parque onde ocorre a final, também devem ser montados palcos externos nos quais devem ser realizadas apresentações, como para as trovas. Nos próximos meses ainda serão definidas outras atrações envolvendo o encontro, dentre elas a forma de divulgação e montagem da estrutura.

Informações da Gazeta do Sul.

Nenhum comentário