Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Barbosa Lessa na Semana da Cultura de Piratini

Depois da homenagem a Barbosa Lessa, no dia 02 de julho, CTG 20 de Setembro (da esquerda para a direita): Jackson Luís Alves Pereira - Coord...


Depois da homenagem a Barbosa Lessa, no dia 02 de julho, CTG 20 de Setembro (da esquerda para a direita): Jackson Luís Alves Pereira - Coordenador da 21ª Região Tradicionalista; Vítor Ivan Gonçalves Rodrigues - Vice-Prefeito de Piratini; Cairo Pinheiro, membro da Academia Piratiniense de História; Dona Nilza Lessa, viúva de Barbosa Lessa; Francisco Manetti, patrono da Semana da Cultura, e sua esposa Professora Maria; Guilherme Lessa (filho do homenageado) e esposa Cinara; Sérgio Moacir Rodrigues de Castro, Secretário Municipal de Cultura e Turismo; Daniele Amaral - Diretora do Museu Municipal Barbosa Lessa; Mário Mattos, primo de Barbosa Lessa, escritor e pintor; e eu.

O estudante Júlisson recebeu de minhas mãos uma coletânea da obra de Barbosa Lessa por sua bela declamação do poema "Meu Cusco Oveiro" de autoria do homenageado.

Daniele Amaral, Diretora do Museu Municipal Barbosa Lessa, está de parabéns pelo belo trabalho.

Folheto de propaganda da Semana da Cultura de Piratini.


A Semana da Cultura de Piratini – de 30 de junho a 06 de julho – comemorou os 220 anos de início da povoação urbana.

Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal, e em conjunto com a 3ª Semana do Legislativo promovida pela Câmara de Vereadores.

Tema: “A Contribuição Literária à Cultura de Piratini”. Homenageado: LUIZ CARLOS BARBOSA LESSA, devido ao fato de que em 2009 se comemora os oitenta anos de sua rica existência iniciada em 13 de dezembro de 1929. Patrono: PROFESSOR FRANCISCO VASCO MANETTI DIAS.

Música, festival de teatro, oficinas de criação literária, jornada de escritores, vendagem de livros de autores locais e palestras permearam esse belo acontecimento.

No dia 02 de julho, às 19 horas, no CTG “20 de Setembro”, tive a honra de falar sobre o tema “Barbosa Lessa: Vaqueano e Criador de nossa Cultura” no evento idealizado e promovido pelo Museu Municipal Barbosa Lessa, que contou com as presenças de Dona Nilza e Guilherme Lessa, respectivamente, viúva e filho de Barbosa Lessa. Mário Mattos e Cairo Pinheiro deram depoimentos sobre a vida do homenageado.

Várias coleções de parte da grande obra literária completa de Barbosa Lessa foram entregues às escolas municipais, CTGs, Piquetes Tradicionalistas e personalidades como forma de despertar o interesse pela descoberta do grande escritor piratiniense, autor do romance “Os Guaxos”, premiado pela Academia Brasileira de Letras no ano de 1959.

VIVA PIRATINI!
VIVA BARBOSA LESSA!



Informações e fotos do blog do amigo Juarez Machado de Farias.

Nenhum comentário