Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Os vencedores da Estância da Poesia Crioula

Chasque enviado pelo tradicionalista Valdemar Engroff: Nos dias 26 a 28 de junho de 2009, na capital do estado, a Estância da Poesia Crioula...


Chasque enviado pelo tradicionalista Valdemar Engroff:

Nos dias 26 a 28 de junho de 2009, na capital do estado, a Estância da Poesia Crioula realizou seu 53º Rodeio. Na oportunidade premiou os vencedores do Concurso de Poesias Oliveira Silveira, que contou com participantes de diversos estados brasileiros e de países vizinhos.

Os vencedores receberam um troféu personalizado, que faz referência aos lanceiros negros e homenageia o Patrono do 53º Rodeio, o conhecido ativista da cultura afro-brasileira Oliveira Ferreira Silveira. O resultado apontou:

1º lugar: Poncho de Penas, de autoria de Dilmar Paixão, de Gravataí/RS
2º lugar: Poema em Negro, de José Alberto Barbosa, de Jaraguá do Sul/SC
3º lugar: A Face Negra do Progresso, de Agenor de Melo Coelho, de São Lourenço do Sul/RS
4º lugar: Canto de Ninar de Mãe Preta, de Jurema Chaves, de São Leopoldo/RS

A Estância da Poesia Crioula é uma das mais conceituadas instituições culturais do RS, criada em 29 de junho de 1957, por iniciativa do escritor Hugo Ramirez, tendo como Patrono o poeta Vargas Neto. Esse 53º Rodeio foi realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e nos seus três dias de duração, contou com a presença de autoridades e convidados, dentre os quais a filha do homenageado Sra Naiara Silveira.

A programação apresentou dentre os palestrantes: o folclorista João Carlos D`Avila Paixão Côrtes; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFRGS, Prof. Edilson Amaral Nabarro e o Doutor em Literatura e Professor do Centro Universitário La Salle Cícero Galeno Lopes.

O churrasco de encerramento das atividades foi precedido da Romaria da Saudade, conduzida pelo Padre Amadeu Canellas, como lembrança aos poetas falecidos e que, nesse ano, prestou justa homenagem ao grande divulgador da cultura gaúcha, Martins Livreiro.

Informações Blog Roda de Chimarrão.

Nenhum comentário