Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Projeto Musical Buenas e M'espalho comemora Premio Açorianos de Música e comemora dois anos

O Projeto Musical Buenas e M'espalho, formado pelos cantores Shana Müller, Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Angelo Franco, estará com...

O Projeto Musical Buenas e M'espalho, formado pelos cantores Shana Müller, Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Angelo Franco, estará comemorando os dois anos de existencia e o Premio Açorrianos de Música de Melhor Disco REgional, no dia 5 de maio, terça-feira, no Insano Pub (Lima e Silva, 601 - Cidade Baixa) em Porto Alegre com mais uma festa gaúcha.

A iniciativa de unir forças em busca de novos espaços para a música regional na capital iniciou em maio de 2007 com umafesta realizada também em um bar sem o esteriótipo do gauchismo e foi conquistando novos rumos, como a própria afirmação do projeto do meio nativista gaúcho, onde atuam diretamente os cantores. Em 2008, o grupo de amigos músicoas, registrou em Cd o repertório desse show que hoje já foi apresentado nos principais eventos do genero pelo interior do estado. Além disso, gerou um programa de rádio - apresentado em 2008 na Rádio Rural - e 6 indicações ao Premio Açorianos de Música, oferecido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre a produção musical gaúcha: Shana Müller e Cristiano Quevedo a Melhor Intérprete; Paulinho Goulart e Felipe Alvares a Melhor Instrumentista - pelo trabalho no CD, e Érlon Péricles a compositor. A premiação aconteceu na última terça-feira, dia 28, e consagrou o Cd Buenas e M´espalho como Melhor CD Regional e Felipe Alvares como Melhor Instrumentista.

Os 4 cantores uniram idéias em torno da busca novamente como público da música regional gaúcha, rompendo de certa forma, com preconceitos que ainda existem em torno do estilomusical que identifica o RS. Através de blog, Myspace e outras ferramentas, tem se buscado entender que a música regional não necessita estar dentro de um CTG para ser tocada e que nem mesmo exige que os seus espectadores estejam devidamente "pilchados". Mais que isso, a música nativa nos identifica como povo, como lugar, e quem apreciá-la não precisa gostar exclusiamvente dela. Atualmente, com o excesso de acesso a informação, torna-se ainda mais difícil conseguir as atenções para a produção artística de cada lugar.

A exemplo de movimentos musicais que maracaram a história da música no Brasil, o Buenas e M'espalho quer literalmente espalhar essa idéia: somos modernos e somos gaúchos. Podemos ser os dois. Música regional há muito não é sinonimo de "bagualismo" e tem muitas nuances e qualificações artísticas que a maioria das pessoas desconhece. O objetivo deste grupo é justamente esse: unir forças e romper preconceitos.

Entre os projetos deste ano, está um DVD que registrará o show do grupo e o dia-a-dia da produção artisitica de cada um enquanto parte do movimento musical gaúcho.

Serviço
Festa Gaúcha Buenas e M'espalho
Dia 5.05, terça-feira
Onde - Insano Pub - Lima e Silva, 601
Horario - 22h
Ingresso - R$10
Informações - www.buenasemespalho.blogspot.com ou pelos fones - 81262040 ; 81393587

Shana Muller

Nenhum comentário