Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Rodeio Nacional e Fenart

Tu ainda não assinaste o jornal ECO DA TRADIÇÃO? Mas bah!, não sabes o que estás perdendo. Um bom exemplo é a matéria abaixo, da jornalista...

Tu ainda não assinaste o jornal ECO DA TRADIÇÃO? Mas bah!, não sabes o que estás perdendo. Um bom exemplo é a matéria abaixo, da jornalista Mariana Mallmann, que assina o jornal oficial da tradição, publicada na edição deste mês. Confira!

O município de Araranguá, localizado no Litoral de Santa Catarina, transformou-se no palco da tradição gaúcha. Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, representantes dos MTGs de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Planalto Central, Nordeste, Rio de Janeiro e São Paulo uniram-se aos integrantes do Rio Grande do Sul e exaltaram o amor ao estado sulino. Foram quatro dias de evento recheados de atrações. Na sede do CTG Crioulos do Caverá, os participantes puderam acompanhar o X Festival Nacional de Arte e Tradição (Fenart), XIV Rodeio Nacional de Campeões e IV Jogos Campeiros.

Nem a chuva e o calor intenso atrapalharam a animação do público. Nas arquibancadas da cancha de rodeios e dos salões das provas artísticas, os tradicionalistas aplaudiram o trabalho desenvolvido nos mais distantes rincões. A rivalidade não teve espaço no cenário das competições. Conforme a dançarina da invernada adulta do CTG Nova Querência, de Boa Vista, Roraima, Márcia Sartor, a maior conquista era a presença no festival. “É muito bom. Eu e o meu grupo sempre tivemos esse sonho, por isso, o nosso maior prêmio é a participação. Não viemos para ganhar, mas para mostrar que a cultura gaúcha não tem fronteiras”, disse ela emocionada, ao final da apresentação.

As delegações totalizaram cerca de 2,9 mil competidores. Os visitantes foram distribuídos entre os acampamentos, alojamentos e hotéis da cidade. O Rio Grande do Sul esteve representado por aproximadamente 200 pessoas. “A nossa presença era de suma importância, pois o Estado é o berço da tradição”, justificou o presidente do MTG, Oscar Fernande Gress. No entanto, apenas nas modalidades campeiras e esportivas o Rio Grande do Sul disputou as premiações. Já nas modalidades artísticas, as equipes do MTG tiveram a responsabilidade de avaliar os inscritos.

MOMENTOS

Na abertura oficial dos eventos, realizada na noite de sexta-feira, o secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte, acompanhou a solenidade ao lado do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Décio de Oliveira; e do patrão de honra do CTG Crioulos do Caverá, Antônio Eraldo de Souza Vieira.

Junto com o público, eles assistiram a apresentação do campeão de Danças Tradicionais do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o CTG Gildo de Freitas. No sábado, o grupo de Porto Alegre voltou ao palco do encontro, apresentando as coreografias de entrada e saída que marcaram os últimos oito anos da entidade, inclusive a temática utilizada no Enart de 2008.

Segundo o anfitrião, Antonio Eraldo Vieira, os eventos obtiveram sucesso graças aos organizadores. “Não temos palavras para agradecer a confiança da CBTG. Era um sonho antigo poder sediar estes eventos. Por isso, nem a transferência de data, devido as intensas chuvas de janeiro, desanimou as equipes de trabalho”, comentou o patrão de honra.

Já o diretor campeiro da Confederação, José Alfredo Tessmann, enfatizou a novidade implantada nesta edição do Rodeio Nacional. “Criamos a figura do avaliador campeiro da CBTG e tivemos em todas as provas os mediadores das federações. Dessa forma, reduzimos o número de recursos de 30 casos para cinco”, disse.

RESULTADOS

As modalidades campeiras somaram 1,2 mil concorrentes de sete federações. Santa Catarina ficou com o título de campeão geral e o Rio Grande do Sul destacou-se com as seleções de laço, pealo e cura do terneiro. “Há muitos anos não ganhávamos com as seleções principais. Isto é motivo de orgulho”, lembrou o presidente Gress.

Nas provas artísticas, o destaque foi o Paraná, que classificou todas as invernadas para fase final. As campeãs foram CTG Tarca Nativista, de Pato Branco, Paraná, nas categorias adulta e veterana; CTG Tropeiro Velho, de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, na categoria juvenil; e CTG Chama Crioula, de Toledo, Paraná, na categoria mirim. Em todos os concursos foram 1,7 mil competidores.

Informações do Blog do MTG.

Nenhum comentário