Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Rodeio deve reunir 5 mil no Sul

Uma cavalgada de 30 quilômetros realizada na tarde de quinta-feira entre os municípios de Sombrio e Araranguá, no Sul do Estado, marcou o i...

Uma cavalgada de 30 quilômetros realizada na tarde de quinta-feira entre os municípios de Sombrio e Araranguá, no Sul do Estado, marcou o início do 14º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, o maior evento de tradições gaúchas do Brasil.

A competição, considerada a Copa do Mundo da cultura campeira, reúne, até domingo, aproximadamente 5 mil competidores no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Crioulos do Caverá, no Caverá Country Park.

Além de provas campeiras, os inscritos disputam modalidades artísticas e jogos tradicionalistas. Dos 12 estados brasileiros com Movimento de Tradições Gaúchas (MTG), oito participam do evento (SC, RS, PR, MT, MS, RO, SP e RJ). Após 14 anos, Santa Catarina recebe novamente a competição. O Estado tem 583 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), o maior número fora do Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador geral do evento, Romencito Aléssio, é importante que o Sul do Estado seja a sede do evento tanto pelo status e projeção nacional quanto pela economia.

— O movimento hoteleiro e de alimentação, sem contar o comércio, cresce. E, com isso, cresce também o sentimento pelas tradições — resumiu.

O presidente da Confederação Brasileira das Tradições Gaúchas (CBTG), Décio Albino de Oliveira, acredita que, apesar da modernização dos hábitos, o homem não consegue se desvencilhar dos costumes do campo e, por isso, as tradições gaúchas são cultivadas.

A abertura oficial do 14º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões ocorreu na noite de quinta-feira. Às 8h de sexta-feira começam as provas campeiras, artísticas e jogos de tradição. Entre as atrações, três bailes e dois shows animam os participantes do rodeio.

As informações são do Diário Catarinense.

Nenhum comentário