Semana Farroupilha de Venâncio Aires em pauta

 
Primeiro compromisso dos tradicionalistas será no dia 11 de agosto, em busca da Chama Crioula, na cidade de Iraí. Neste ano, o tema da Semana Farroupilha será 'Tropeirismo'.

Faltam dois meses para os festejos farroupilhas, porém as iniciativas com relação à programação e estrutura se iniciam, em Venâncio Aires. Uma reunião, no dia 26, às 9h30min, será realizada entre a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) e Secretaria de Cultura e Esportes, na Prefeitura, com a participação de representantes das entidades tradicionalistas.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Esportes, Saul Zart, que agendou o encontro com os tradicionalistas, neste ano não haverá shows promovidos pela secretaria, e sim a participação nas programações em geral. Quanto a aporte financeiro, Zart afirma que, a exemplo de anos anteriores, haverá apoio para a estrutura.

Por parte da ATVA, o presidente Dalmo Inácio Mayer apresentará, oficialmente, o patrono da Semana Farroupilha 2018, Oli Joaquim Franco, 61 anos. Ex-patrão do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, seu nome foi indicado no dia 2, e homologado pelas entidades. Ainda no encontro, Mayer divulgará a programação extraoficial das festividades. Ele destaca que cada entidade realizará atividades em seus galpões, que passam a fazer parte da programação oficial.

Solenidade

De acordo com o presidente da ATVA, o primeiro compromisso oficial que integra a programação será de âmbito estadual, no 11 de agosto, quando ocorrerá o Acendimento da Chama Crioula, em Iraí. O patrono Oli Franco deverá integrar a Cavalgada da Integração, promovida pela 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), coordenada pelo diretor de cavalgadas Davi Musskopf. Da Capital do Chimarrão também participam da solenidade, representantes do CTG Erva-Mate que realizam a 37ª cavalgada em busca da Chama Crioula. O grupo tem à frente o coordenador Carlos José Stoll, o Caio Stoll.



No dia 9 de agosto

25 cavalarianos do CTG Erva-Mate de Venâncio Aires viajam para participar da geração da Chama Crioula. O ato será no dia 10, na chácara O Chalé - próximo à ponte que liga o Rio Grande do Sul e Santa Catarina - ponto de passagem de tropas e partida de balseiros. O retorno a Venâncio Aires se inicia, em cavalgada, após a solenidade, no dia 11. O grupo irá percorrer cerca de 460 quilômetros, com a chegada prevista para o dia 26 de agosto, no Parque Municipal do Chimarrão. Integram a cavalgada, a 1ª Prenda Mirim da 24ª RT, Ana Júlia dos Santos, representante da entidade, e o pai Silvio Santos.

Cavalgada da Integração

Realizada pela 24ª RT, o grupo composto por 30 integrantes, coordenada por Davi Musskipf, receberá a centelha e, no lombo do cavalo percorrerá cerca de 390 quilômetros até Marques de Souza, no Vale do Taquari, onde devem chegar no dia 18 de agosto. No grupo estará o patrono dos festejos farroupilhas de Venâncio Aires, Oli Joaquim Franco.

Distribuição das centelhas

No dia 11, ocorrerá a solenidade com distribuição das centelhas às 30 Regiões Tradicionalistas, nas proximidades do Minuano CTG, em Iraí. Coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer e coordenador de cavalgadas, Davi Musskopf receberão a centelha das mãos do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro e repassam aos cavalarianos de abrangência regional.

Programação extraoficial - Venâncio Aires

Agosto

Sábado, 11: Acendimento da Chama Crioula - Iraí
Domingo, 26: Chegada da Chama Crioula da 37ª Cavalgada do CTG Erva-Mate

Setembro

Quinta-feira, 13: abertura da Semana Farroupilha, Parque Municipal do Chimarrão
Sexta-feira, 14: CTG Lenço Branco - Dia de Integração com as escolas
Sábado, 15: Fandango da Prenda Jovem e início da Festa Campeira
Quinta-feira, 20: Desfile temático na Rua Osvaldo Aranha
Após: Missa Crioula e Costelão (CTG Chaleira Preta); almoço com treino (PQT Cavaleiros da Estrada)


Fonte: portal Folha do Mate

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.