Desafios Culturais das prendas e peões da CBTG


A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga. Bem antes da chegada dos primeiros Portugueses, ela já era praticada e bem conhecida pelos Índios que habitavam o Brasil, daí o porquê de o conhecimento e a prática ser tão bem apurados por eles.

Na prática, a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente: as Plantas Medicinais, as Rezas e Simpatias. Em alguns casos, estas três formas podem ser empregadas juntas, como é o caso das benzedeiras, que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.

O nosso imaginário é rico em crendices. Colocamos muito da nossa crença nas histórias populares ou lendas, e isso foi gradativamente enriquecido pelas culturas que aqui se homogeneizaram, como a cultura africana e a indígena.

A religião entra como um elemento de grande relevância, que assume o papel central das lendas populares, pois o apego à religião faz com que as coisas tenham um toque divino. Como bem pontificou Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia”.

Não há nada mais fascinante do que as histórias populares. Então, no mês de julho convidamos a todos para cumprirem o 'Desafio Cultural da CBTG' com o tema: "Medicina Campeira - Ervas Medicinais, Benzedeiras, Crendices e Superstições".

Quem cumprir o Desafio do Mês, levando um pouco de conhecimento sobre o tema à suas entidades deverá postar fotos nas redes sociais com a #DesafioCulturalCBTG.

Esperamos que todos possam se divertir aprendendo com esse tema lindo! Quem tiver dúvidas sobre o tema ou sobre o projeto dos Desafios Culturais pode entrar em contato com a 3ª Prenda Veterana da CBTG, Danielli Oliveira, idealizadora do projeto, pelo WhatApp (41)998936748, ou ainda com qualquer membro do Prendado da CBTG.

Blog do Rogério Bastos - Parabéns Dani. Parabéns grupo de prendas e peões da CBTG. mesmo com distancias enormes, vocês conseguem compor uma grande equipe de amigos e batalhadores pelas tradições gaúchas.


Fonte: blog do Rogério Bastos
Marcadores: ,

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.