O Movimento Tradicionalista Gaúcho, nesta semana, emitiu Ofício direcionado às lideranças tradicionalistas acerca da necessidade de adequação da indumentária gaúcha na área campeira. Segundo o documento, há muito tempo existe, entre os dirigentes do MTG, uma preocupação muito grande em relação ao uso incorreto principalmente da bombacha. Segundo o presidente, Nairo Callegaro, tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes.

Partindo do princípio que o MTG é o guardião da cultura tradicional do Rio Grande do Sul, não é admissível que se continue aceitando essa total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos – afirma o documento.

O assunto foi pauta da última reunião do Reunião do Conselho Diretor do MTG, realizada no dia 03 de março, quando foi aprovado por unanimidade entre os presentes que na Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, será exigido rigorosamente o uso correto da indumentária por parte de todos os participantes. Para os rodeios promovidos pelas entidades filiadas, o prazo para os participantes se adequarem à exigência é até a data da Convenção Ordinária do MTG, em 2018.

A regulamentação para as atividades campeiras está estabelecida no artigo 67 do Regulamento Campeiro do Estado do Rio Grande do Sul e definida pelas Diretrizes da Pilcha Gaúcha do MTG.

Fonte: portal do MTG-RS
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: