Grupos participantes do Enart fazem retiro para troca de conhecimento e experiências


Quando pisa no tablado, a meta de cada grupo de dança participante do Enart – Encontro de Artes e Tradição, é a vitória. Cada movimento foi exaustivamente pesquisado e ensaiado mirando alto, mirando o troféu. São 20 minutos que sintetizam um ano inteiro de dedicação.

Fora do tablado, porém, prepondera a amizade. Mostra disso foi o retiro de integração, para troca de conhecimento e experiências, realizado no final de semana, em Santa Maria, pelos grupos Rincão de São Pedro, de São Pedro do Sul - 13° Região Tradicionalista; CTG Ronda Crioula, de São Sepé, também da 13ª Região Tradicionalista, e o CTG Sentinela do Forte, de Caçapava do Sul, na 18° Região Tradicionalista. Todos estão na final do Enart, que acontece de 17 a 19 de novembro em Santa Cruz do Sul, dois deles, inclusive, disputando no mesmo bloco da Força B.



A  iniciativa foi do instrutor dos grupos, Telmo Almansa. Segundo ele, a ideia surgiu antes da inter-regional de Uruguaiana. “Quando se aproxima a competição, todos ficam com os nervos à flor da pele e pensei o retiro como uma forma de relaxar um pouco”, afirma. Segundo ele, o dançarino não é uma peça de xadrez, e sim um ser humano, e é fundamental que a emoção se sobressaia à técnica. Já na inter-regional de Uruguaiana, afirma Telmo, foi possível perceber os resultados. “Houve uma integração maior, antes e depois das apresentações, com todos torcendo uns pelos outros!”, afirma. Segundo ele, a ideia deu certo, mostrando que é possível competir e ao mesmo tempo dar um banho de tradicionalismo, amizade e união. Fica o convite para promover, em seus CTGs, algo parecido, afirma ele.

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, classifica a iniciativa como inspiradora e convida outros CTGs a também colocarem em prática projetos que transformem os momentos de competição também em momentos de confraternização.

No total, participaram mais de 100 pessoas, das quais 78 dançarinos.


Fonte: blog do MTG-RS
Marcadores: , ,

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.