Grupos pré-mirim, mirim e juvenil apresentaram as danças tradicionais gaúchas durante o sábado - Foto: Rodrigo Assmann


Dentro da programação dos festejos farroupilhas, o CTG Tropeiros da Amizade promoveu no sábado uma série de atividades para alegrar e envolver no espírito tradicionalista quem participou da ronda da chama crioula. Na parte da tarde, a atração foram crianças e adolescentes. Os grupos pré-mirim, mirim e juvenil da entidade apresentaram danças gauchescas e promoveram brincadeiras, nas quais integraram os convidados para a ocasião: as crianças da Associação Comunitária Pró Amparo ao Menor (Copame).


O patrão do Tropeiros da Amizade, Marcelo Moreira da Silva, conta que a entidade tem trabalhado com os pequenos para mostrar o lado bom do tradicionalismo, que entende ser pouco divulgado. Salienta que as crianças darão continuidade ao culto às tradições gaúchas e por isso necessitam de estímulo. Em função disso, o CTG tem um projeto que os incentiva a aprender as danças, cantos e declamações gaúchas. Para prepará-los, foram contratados três profissionais.

“Nossa intenção é proporcionar algo bom para as crianças, é ensiná-las para que vivam melhor e cultuem a tradição com amor”, ressalta. A participação dos menores que frequentam a Copame tem o objetivo de proporcionar convivência com outras crianças e despertar o gosto pelo tradicionalismo. Silva diz que outras promoções já foram realizadas com a Copame, com escolas municipais de Educação infantil e escolas de educação Infantil particulares.

Além das danças e brincadeiras, no fim da tarde, o Tropeiros organizou uma Missa Crioula. Depois teve tertúlia com apresentação das invernadas, jantar e baile com o Grupo Estilo Serrano. No domingo, a ronda à Chama Crioula esteve a cargo do CTG Estância Alegre. Nesta segunda, estará sob responsabilidade do Garrão de Potro e na terça, do CTG Tio Ítia e do CTG Recanto Nativo. Quarta-feira, dia 20, a partir das 9h30, ocorrerá o tradicional Desfile Farroupilha na Rua Ernesto Alves.

Parque

Depois do Desfile Farroupilha no dia 20, os participantes seguirão em cavalgada para o Parque de Eventos, onde haverá almoço (12h30), mateada e baile com o Grupo Fandangaço (das 14 horas às 16h30), show com Yangos (16h30 às 17h30), início das solenidades de encerramento da Semana Farroupilha (17h30) e arriamento das bandeiras, além da extinção da chama crioula (18 horas).

Por: CARMEM ZIEBELL


Fonte: portal GAZ
Para ver a matéria original, clique aqui.
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: