Nascido em Linha Cerro dos Bois, morador de Vila Estância Nova, Libório é músico e compositor tradicionalista
Foto: Arquivo pessoal / Folha do Mate


O nome do patrono da Semana Farroupilha 2017, de Venâncio Aires, Libório Wilges, foi escolhido durante reunião da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), na terça-feira, 4.

O indicado recebeu aprovação unânime dos tradicionalistas que participaram do encontro. Natural de Venâncio Aires, ele tem 69 anos e mora em Vila Estância Nova. Músico e compositor, Wilges sempre esteve ligado ao tradicionalismo. Entre suas letras está "Venâncio acolhe o Rio Grande", canção feita para o Acendimento da Chama Crioula 2012, realizado na Capital do Chimarrão.

Abertura oficial

No encontro o grupo decidiu também sobre a programação que ocorrerá entre os dias 13 e 20 de setembro. Um dos diferenciais, neste ano, será a fusão da Chama Crioula, que em anos anteriores ocorria em dois momentos, ou seja, a primeira consistia na entrega simbólica ao prefeito e, posteriormente, a cerimônia de fusão na abertura dos festejos.

Neste ano, a ATVA, liderada por Waldemar Moraes, decidiu que haverá um único momento oficial. Este será no dia 13 de setembro, quando todos os cavalarianos já retornaram das cavalgadas, e na noite, a fusão ocorrerá no Parque Municipal do Chimarrão, dando início aos festejos farroupilhas, com a homenagem ao patrono e confraternização.

Comissão

Na terça-feira, 11, o grupo tem reunião agendada com o prefeito Giovane Wickert e o secretário tes, Saul Zarth. Conforme ficou acordado no primeiro encontro com a Administração Municipal, no mês de junho, uma portaria de nomeação da comissão organizadora do evento deverá ser conhecida na reunião, o que foi confirmado pelo secretário Saul, nesta sexta-feira.

"Fui surpreendido. Não esperava. Com tantos peões e prendas merecedores deste título. Obrigado pela escolha. É um presente pelos meus 70 anos de vida que vou completar em dezembro" Libório Wilges - patrono da Semana Farroupilha 2017.

Programação extraoficial

Temática: "Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história".


12 de agosto
- Acendimento da Chama Crioula - Mostardas

13 de agosto
- Concurso de Prendas e Peões da ATVA - Parque Municipal do Chimarrão

 13 de setembro
- Abertura oficial da Semana Farroupilha e fusão da Chama Crioula - Parque Municipal do Chimarrão

 15 de setembro
- Dia de Integração do CTG Lenço Branco - Linha Cerro dos Bois
- Projeto de Prendas da 24ª Região Tradicionalista - Linha Cerro dos Bois

 16 de setembro
- Sarau da Prenda Jovem - Parque Municipal do Chimarrão
- 1ª Mostra de Cutelaria - Salão de Eventos

16 e 17 de setembro
- Festa Campeira da ATVA - Parque Municipal do Chimarrão

19 de setembro
- Solenidade de lançamento do CD - Marco Aurélio Oliveira - Parque Municipal do Chimarrão

20 de setembro
- Desfile temático - rua Osvaldo Aranha
- Missa Crioula e costelão - promoção: CTG Chaleira Preta - Linha Bem Feita


Fonte: portal Folha do Mate
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: