MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO - MTG
COORDENAÇÃO DE CULTURA INTERNA
18ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA
(Evento paralelo ao ENART 2017)

DIRETRIZES

A 18ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA, tem como objetivo a exposição e a divulgação das pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das trinta Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, das Prendas e Peões Estaduais, com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais.

TEMA: “Resgatando e Homenageando os Legados de 47 – RESGATE DA HISTÓRIA DA CHAMA CRIOULA EM SUA REGIAO TRADICIONALISTA”

1. OBJETIVO:
Desenvolver ações que visem conhecer, resgatar e valorizar a história da Chama Crioula, em cada uma das 30 Região Tradicionalista de nosso Estado.

2. JUSTIFICATIVA:
A partir dos feitos de 1947, realizados pelos jovens que integraram o chamado Grupo dos Oito, os quais retiraram uma Centelha da chama do “Fogo Simbólico da Pátria” para transformá-la em “Chama Crioula”, como um símbolo da união indissolúvel do Rio Grande à Pátria Mãe, e do desejo de que a mesma aqueça o coração de todos os gaúchos e brasileiros até o dia 20 de setembro, relembrar e homenageá-los através destes legados, relembrando os fatos e atos do nosso nascedouro e mostrar para todos os tradicionalistas, como iniciou o movimento organizado e a história da chama crioula em cada região.

3. PÚBLICO ALVO:
Tradicionalistas participantes do Enart Simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho Comunidade em Geral Prendas adultas, juvenis, mirins, peões, guris e piás regionais e de entidades.

4. DESENVOLVIMENTO:
4.1 – Atividades realizadas pelas prendas adultas, juvenis, mirins, peões, guris e piás regionais e de entidades. Realizar uma exposição resgatando a história da chama crioula em sua região tradicionalista. Realizar um trabalho escrito relativo á exposição apresentada, a qual deverá ser enviado previamente para o e-mail iararott@hotmail.com.
4.2 - Atividade realizadas pelas prendas e peões estaduais: Realizar uma apresentação musical homenageando os legados de 47 e os 70 anos da chama crioula.

5. PROGRAMAÇÃO:
Sábado dia 18 de novembro de 2017
9h as 11h – Organização e montagem da mostra
15h30min – Abertura oficial
16h – Início das exposições e visitação do público aos stands
20h - Encerramento

6. INSCRIÇÕES:
Cada Região Tradicionalista poderá utilizar durante a mostra:
- As prendas regionais (mirins, juvenis e adultas) e peões (peão, guri e piá).
- Prendas (mirins, juvenil e adulta) e peões (peão, guri, piá), das entidades filiadas.
- Cada Região Tradicionalista poderá inscrever até 25 participantes, mais o diretor(a) cultural.
Todos os inscritos terão o direito as credenciais e aos certificados.
- A data limite das inscrições é até 10 de novembro de 2017, ocasião em que deverão ser enviada a relação dos participantes juntamente com uma cópia da pesquisa (por e-mail), diretamente para o e-mail iararott@hotmail.com.
- Na relação entregue deverá constar o nome completo e correto de cada participante, nome da entidade e número do Cartão Tradicionalista e ou RG.

7. CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO:
- Cada participante deverá permanecer na Mostra, de acordo com a escala realizada pelo Departamento Cultural da Região, cabendo a cada Diretor Cultural a responsabilidade do controle, bem como a entrega dos certificados fornecidos pelo MTG, conforme relação encaminhada até o dia 10 de novembro.
- Os certificados serão entregues posteriormente ao Diretor Cultural ou Coordenador Regional de acordo com a confirmação de assinatura na lista de presenças.

8. LOCAL:
Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul (Pavilhão a ser identificado)

9. DISPOSIÇÕES GERAIS:
- Será de responsabilidade do MTG, a organização do espaço físico para a exposição dos trabalhos que serão expostos pelas regiões.
- Será disponibilizado, para cada região, um espaço previamente definido. Os espaços serão padronizados, medindo 2 metros de largura (profundidade) por 3 metros de comprimento cada um. Portanto as exposições devem se limitar a eles.
- A organização, a montagem e a guarda de cada espaço da exposição são de responsabilidade da coordenadoria regional, através das prendas e peões e do Departamento Cultural das Regiões, assim como o material que será utilizado para a exposição.
- A coleta e retirada do material necessário para a realização da Mostra são de responsabilidade das prendas e peões regionais, com o apoio da coordenadoria regional, através de seu departamento regional.
- Em nenhum momento os espaços (stands), da mostra poderão ficar sem a presença de no mínimo dois inscritos pela coordenadoria.
- Todas as Regiões Tradicionalistas que apresentarem seus trabalhos, receberão um troféu de participação.

Porto Alegre, 06 de maio de 2017
Anijane Luiz dos Santos Varella
Vice-Presidente de Cultura

Nairioli Callegaro
Presidente

Iara Vanice Rott
Diretora de Cultura Interna

Fonte: Diretriz Mostra 2017 e blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: