Ao removerem o pilar com o busto do poeta Alceu Wamosy - disposto no quadrante esquerdo do espaço público, foram encontradas duas urnas contendo os restos mortais do simbolista e ainda uma condecoração e resíduos de uma de suas obras. No local está sendo implantado o phanteon com os bustos dos três principais poetas de Uruguaiana: Galba de Paiva, Gonçalves Vianna e do próprio Alceu Wamosy. Conforme Ricardo Peró Job, diretor de Cultura do município a montagem é financiada pela Sociedade Pró-Arte e Cultura, empresários e apoio de equipe de trabalho da prefeitura.

Os ossos foram levados para a Igreja do Carmo, na entrada da ponte internacional. Serão colocados numa urna especial de mármore.

Não haviam registros desse túmulo em plena praça, apenas suspeitas e também uma disputa dos restos com a cidade de Livramento.

 Foto: Leandro Sanchotene


Colaboração: Poeta Jaime Ribeiro
Fonte: blog do Léo Ribeiro
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: