O Movimento Tradicionalista Gaúcho recebe, até o dia 25 de abril, as inscrições para a fase estadual da Ciranda Cultural de Prendas. O concurso será realizado nas categorias mirim, juvenil e adulta e abrange provas escrita, artística, oral, caracteres pessoais, mostra folclórica ou arte tradicional e relatório de atividades.

Entre outros objetivos, o concurso busca despertar na criança o gosto pelas tradições e estimular nas jovens sua gradativa e natural integração no meio tradicionalista, aproveitando a motivação emanada do espírito associativo predominante na entidade à qual pertence, engajando-a no estudo dos assuntos da cultura sul-riograndense. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, o concurso também estimula a juventude a uma participação mais efetiva na entidade, colaborando na organização e realização de eventos socioculturais e projetos desenvolvidos pelo Movimento.

A Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul foi instituída pelo 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado na cidade de Santiago, nos dias 08 a 11 de janeiro de 1970, e foi reformulado no 20º Congresso Tradicionalista, realizado em 1975 em Pelotas, quando foi incluída a categoria Mirim. No ano de 1984 foi incluída a categoria Juvenil; e em 2002 o nome foi alterado de Concurso Estadual de Prendas para Ciranda Cultural de Prendas.

As inscrições devem ser feitas pelos coordenadores regionais junto à secretaria do MTG.

Definidos locais das inter-regionais do Enart 2017

As três etapas regionais do Encontro de Artes e Tradição, cuja final será realizada em Santa Cruz do Sul no mês de novembro, já têm locais e datas. A primeira etapa será em Santo Ângelo, nos dias 26 e 27 de agosto, na 3ª Região Tradicionalista. A segunda será realizada em Uruguaiana, no dia 30 de setembro, na 4ª Região Tradicionalista, e a terceira em Canoas, nos dias 21 e 22 de outubro, na 12ª Região Tradicionalista.

Cada etapa, segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, reunirá dez regiões tradicionalistas e definirá os participantes da grande final. Os locais foram anunciados no dia 18 de fevereiro, em Rolante, quando o MTG realizou reunião com os coordenadores regionais e diretores artísticos, culturais, jurídicos, de esporte e campeiros.

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
51 9370 0619

Fonte: blog do Léo Ribeiro
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: