Por Guilherme Milani Lorscheider


Falar do Teixeirinha nunca é fácil. O maior nome da música gaúcha hoje estaria completando 90 anos caso fosse vivo. Então, que tal conhecer um pouco mais? Segue o baile gaiteiro véio! 

1 - Com uma história cheia idas e vindas, brigas com seu "compadre" Gildo, amor e ódio pela sua prenda Mary Terezinha, com certeza o velho Teixeirinha cravou o seu nome na história da discografia gaúcha.

2 - Gravou mais de 758 músicas de sua própria autoria, chegando a marca de 70 LP's e mais de 1200 composições.

3 - Sua música "Coração de Luto" vendeu mais de vinte e cinco milhões de cópias.

4 - Teixeirinha e Gildo de Freitas faleceram no mesmo dia, porém com 3 anos de diferença.

5 - Aos 6 anos de idade perdeu seu pai e aos nove anos sua mãe, então foi morar com parentes. Porém, como os mesmos não tinham condições de o sustentar, saiu mundo a fora fazendo de tudo um pouco.

6 - Em 1964 escreveu seu primeiro filme "Coração de Luto", que foi produzido por Derly Martinez, em 1966 e foi recorde de bilheteria.

7 - Teixeirinha e Mary Terezinha ficaram juntos por 22 anos e tiveram dois filhos, porém em 1984 os mesmos se separaram por uma sequência de brigas e desconfianças. A partir de então, Teixeirinha nunca mais foi o mesmo, compondo muito mais para falar mal de sua "amada" e inclusive canções alusivas a morte.


Fonte: portal Estância Virtual
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: