Tu tens procurado mais informações sobre o vestuário tradicional do gaúcho, tanto do Rio Grande do Sul como de toda América do Sul? Pois bem, existe uma autora de Caxias do Sul que tem diversos estudos sobre o assunto. O nome dela é Véra Stedile Zattera e tem praticamente toda sua vida dedicado principalmente a pesquisa em todos os âmbitos da cultura gauchesca. 

Vera tem livros nas áreas de: arte, poesia, têxtil, trajes típicos italianos, trajes típicos gaúchos, costumes, arreios e avios de mate, prataria, culinária... 

E o melhor, CONTINUA LENDO, que no final vamos te contar uma barbada que Estância Virtual vai te dar, se tu for um gaúcho sortudo che!
 
 

 


Decidimos destacar como principais livros para tratar de trajes gauchescos os seguintes: Gaúchos de Locatelli e Reilly e Pilchas do Gaúcho: Vestuário Tradicional, Arreios e Avios de Mate. 

Para ter ideia, principalmente no segundo que citamos, está descrito a indumentária do Índio (O Índio: O primeiro habitante do Rio Grande do Sul - 1620/1730), O Gaúcho Gaudério (primeira época - 1730/1820), O Gaúcho Charqueador (segunda época - 1820-1865), O Gaúcho Fazendeiro (terceira época - 1865-1950), O Gaúcho Tradicionalista (quarta época - 1950 até os dias atuais).

Além de explicar traje por traje, traz recortes históricos, com imagens, detalhes e justificativas da evolução histórica de cada traje.

Importante também destacar o estudo de outros autores que estão presentes no livro, com mais detalhes de suas principais áreas de pesquisa como João Carlos Paixão Côrtes, Luiz Celso Hyarup, Antônio Augusto Fagundes, Barbosa Lessa, Fernando Assunção e Athos Damasceno.

Realmente é uma baita literatura, com muitas imagens e desenhos da própria autora, que com certeza tu conheces de algum CTG, pois estão presente em quadros na grande maioria deles e abaixo colocamos alguns em destaque!


Fonte: portal Estância Virtual - para saber mais, clique aqui.
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: