De 18 a 30 de outubro, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, acontece a Exposição "50 anos do MTG - Tradição e Legado", com entrada franca.

Na noite do dia 18, aconteceu a solenidade de abertura do evento com a participação do folclorista, compositor, pesquisador e escritor João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, que falou sobre "Tradição e Cultura". No dia 26 de outubro acontece o painel “50 Anos do MTG”, às 19 horas, abordando História, legado e o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Para o dia 27 de outubro está agendado painel com o escritor Alcy Cheiche, às 19h, quando falará sobre Obras literárias - a importância da cultura regional para identidade do Gaúcho.

Durante a abertura o Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, representando o Governador do Estado, José Ivo Sartori, elogiou Paixão Cortes, o MTG, e o trabalho voluntário realizado pelo tradicionalismo gaúcho em cada CTG do Rio Grande do Sul: “Organizam e entregam tudo pronto, um trabalho voluntário elogiável, só temos de abrir as portas da casa para a cultura entrar” – disse o secretário.

O Presidente do MTG, Nairo Callegaro, agradeceu ao secretário a cedência do espaço no Memorial do RS, cumprimentou Paixão Cortes agradecendo o legado deixado, os ensinamentos e relembrando a simplicidade de como eram as coisas: “Ainda levado pela mão, por minha irmã, para dançar o pezinho, lendo seu manual azul, tudo era tão simples. Temos que resgatar esse jeito simples das coisas” – disse Callegaro.

A exposição permanecerá até dia 30 de outubro no Memorial do Rio Grande do Sul.
 
Para ver mais fotos, clique aqui.


Fonte: blog do MTG-RS
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: