Gauchada, péssima notícia: STF, por 6 votos a 5, passou a considerar nesta quinta-feira (6) a vaquejada inconstitucional. Apesar da diferença entre as provas, isso pode resultar no entendimento de que laço e gineteadas também são ilegais.

Vejam o que disse ao Repórter Farroupilha o promotor Luiz Augusto, lá de Vacaria, defensor dos rodeios:

"Com essa decisão de declarar a lei da vaquejada inconstitucional, poderá esta prática ser proibida em todo o Brasil. Apesar  de ser diferente do tiro de laço e da gineteada, abre caminho para a discussão de proibir todas as práticas culturais com a participação de animais, conforme o teor de diversas manifestações dos ministros do STF. Por isso, mais do que nunca, precisa ser o acordo, realizado pelo MP com as entidades promovedoras de rodeio, cumprido e fiscalizado, a fim de mostrar que a cultura gaúcha preserva e é compatível com os direitos dos animais".


por Giovani Grizotti
Fonte: blog do Repórter Farroupilha junto ao portal G1
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário: