Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Candeeiros se entrelaçam para oficializar a Semana Farroupilha na Capital do Chimarrão

Ao som da música-tema dos Festejos Farroupilhas 'República das Carretas', os candeeiros com as centelhas da Chama Crioula se entrel...

Ao som da música-tema dos Festejos Farroupilhas 'República das Carretas', os candeeiros com as centelhas da Chama Crioula se entrelaçaram, nesta terça-feira, 13, à noite, em Venâncio Aires. Em solenidade, no Galpão , Morada Velha, do Parque Municipal do Chimarrão, dez entidades tradicionalistas se uniram para a abertura oficial da Semana Farroupilha, declarada aberta pelo presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) Waldemar de Moraes. O evento foi acompanhado por autoridades municipais, tradicionalistas e amantes da tradição gaúcha que lotaram o galpão para reverenciar o símbolo dos gaúchos.

Na cerimônia, a homenagem aos patronos dos festejos, da Capital do Chimarrão, João Moacir Laufer Ferreira e Edelmon Gomes de Oliveira, que foram recebidos pelo Piazito da 24ª Região Tradicionalista, Aderson Schuh Debald. Eles agradeceram emocionados ao reconhecimento que lhes foi concedido pelos tradicionalistas associados da ATVA.

Ainda, na noite, foi anuncidada a nova gestão de Prendas da ATVA, que participaram, no sábado, 10, da Ciranda Cultural de Prendas, que contemplou oito candidatas: Anna Carolina Hüttmann de Freitas, do CTG Erva-Mate (1ª Prenda Pré-Mirim); Lavania Antoni, CTG Chaleira Preta (2ª Prenda Pré-Mirim); Daniela Sauzen Dutra Gollmann, CTG Chaleira Preta (3ª Prenda Pré-Mirim); Gabriela Chemin Henckes (1ª Prenda Mirim); Ana Júlia Heck dos Santos, CTG Chaleira Preta (2ª Prenda Mirim); Valéria Dedonati de Lima, CPF Terra de Um Povo (1ª Prenda Juvenil); Luana Beatriz da Silva, DTG Piazito da Tradição (2ª Prenda Juvenil); e Thaís Ribeiro Ferreira (1ª Prenda). A 1ª Prenda Juvenil, Valéria de Lima será a anfitriã do Fandango da Prenda Jovem que ocorre neste sábado, 17, no Galpão Morada Velha.

Prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus; coordenador da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Dalmo Inácio Mayer; presidente da Câmara de Vereadores, José Ademar Melchior e presidente da ATVA, Waldemar de Moraes e os patronos, integraram a comissão de honra, ao lado do 1º Peão Farroupilha, João Antonio Freytag; 2ª Prenda Letícia Schmachtenberg; 1º Guri Farroupilha, Gabriel Ferreira; 3ª Prenda Juvenil, Bruna Heinen (24ª RT), que foram os responsáveis pelo cerimonial.

As centelhas apresentadas e unidas, durante a solenidade, ficarão sob guarda de suas entidades: Piquete Cavaleiros da Estrada, Piquete Regalo Campeiro, Piquete Sinuelo de Tropa, Piquete Parceria Campeira, CTG Querência da Mata, Piquete Machry, CTG Lenço Branco, CTG Chaleira Preta, CTG Erva-Mate, CPF Terra de Um Povo. No dia 20, todas, novamente se apresentam à comunidade para o desfile temático na rua Osvaldo Aranha, além de iluminar as atividades durante a semana, realizadas nos galpões e no Parque do Chimarrão.


Fonte: portal Folha do Mate